Um primitivo criptográfico é um algoritmo de baixo nível usado para construir protocolos criptográficos para um sistema de segurança. É usado por designers de criptografia como seus blocos de construção mais básicos. Esses blocos de construção são parte de um criptosistema, que é um conjunto de algoritmos criptográficos necessários para implementar um serviço de segurança específico, como funções de criptografia ou funções de hash unilateral.
Como esses primitivos são blocos de construção, eles são projetados para realizar uma tarefa definida com precisão e altamente confiável. Criar e testar uma primitiva para ser confiável leva muito tempo e é muito difícil, portanto, projetar uma nova primitiva criptográfica para atender às necessidades de um novo sistema criptográfico é muito raro. Dessa forma, as primitivas criptográficas são semelhantes às linguagens de programação. É raro que um programador invente uma nova linguagem de programação enquanto escreve um novo programa. Em vez disso, eles usarão uma linguagem existente, assim como um designer criptográfico usará uma primitiva existente para evitar o trabalho demorado e sujeito a erros de criar uma nova primitiva.
Primitivas criptográficas comuns
- Função hash unilateral: Uma função matemática que pega uma string de entrada de comprimento variável e a converte em uma sequência binária de comprimento fixo.
- Criptografia de chave simétrica: Um sistema de criptografia no qual o remetente e o destinatário de uma mensagem compartilham uma única chave comum que é usada para criptografar e descriptografar a mensagem.
- Criptografia de chave pública: Também conhecido como criptografia assimétrica, um sistema que usa um par de chaves, uma chave pública e uma chave privada. Qualquer pessoa pode criptografar uma mensagem usando a chave pública do destinatário, mas a mensagem criptografada só pode ser descriptografada com a chave privada do destinatário.
- Rede mista: Um protocolo de roteamento que cria comunicações difíceis de rastrear. Uma cadeia de servidores proxy criptografados usando criptografia de chave pública é usada para receber mensagens de vários remetentes, embaralhá-las e enviá-las de volta em ordem aleatória para o próximo destino.
- Recuperação de informação privada: Um protocolo que permite a um cliente recuperar informações do banco de dados sem que o proprietário do banco de dados saiba quais informações específicas foram recuperadas.