Um ator de ameaça é uma pessoa ou entidade que tem a capacidade ou intenção de impactar a segurança de outros indivíduos ou empresas. Em segurança cibernética e inteligência de ameaças, um ator de ameaça é um termo amplo para qualquer indivíduo ou grupo de indivíduos que tenta ou realiza com êxito atividades maliciosas contra empresas, seja intencionalmente ou não.
Os atores da ameaça podem ser internos ou externos à organização visada e podem ou não possuir os conjuntos de habilidades técnicas necessárias para se infiltrar e comprometer redes e dados corporativos.
Atores de ameaças com habilidades técnicas para direcionar e violar redes de segurança corporativa geralmente se enquadram na categoria de hackers e invasores de segurança, mas o próprio termo de ator de ameaça é amplo e também abrange incidentes de segurança iniciados por negligência, erro ou espionagem social.
Quatro tipos principais de atores de ameaças
Com uma definição tão ampla, pode ser útil pensar em atores de ameaças em grupos distintos que adotam abordagens diferentes para comprometer a segurança corporativa. Futuro gravado divide os atores da ameaça em quatro categorias principais:
Criminosos cibernéticos Hackers e invasores que usam técnicas como phishing e ransomware quando têm como alvo indivíduos e corporações, geralmente na tentativa de gerar dinheiro com suas atividades cibercriminosas.
Hacktivistas Atores de ameaça que são normalmente motivados por causas políticas ou sociais mais do que ganhos monetários ao cometer atos de hactivismo. Os hactivistas são mais propensos a derrubar sites e redes por meio de DDoS e ataques semelhantes ou cometer outros atos de vandalismo cibernético em vez de extorquir empresas ou indivíduos por dinheiro.
Atacantes patrocinados pelo estado Esses atores de ameaças são entidades de espionagem cibernética bem organizadas e bem financiadas que realizam suas atividades com o apoio de governos ou grandes entidades semelhantes. Os invasores patrocinados pelo estado geralmente se concentram em se infiltrar em organizações maiores com a intenção de roubar grandes quantidades de dados essenciais e outros dados confidenciais.
Ameaças internas Atores de ameaças que, intencionalmente ou não, fornecem dados corporativos confidenciais a terceiros, por engano, por não seguir as políticas de segurança e práticas recomendadas, por serem enganados ou enganados por um cibercriminoso, ou por obter e compartilhar informações com criminosos cibernéticos por dinheiro ou vingança.
Defesa contra atores de ameaças
Conhecer o seu inimigo pode ser vital quando se trata de proteger os dados críticos de uma empresa, e aplicar inteligência de ameaças com os diferentes tipos de agentes de ameaças em mente é uma etapa crucial para evitar violações de segurança e minimizar os danos que uma violação pode causar.
Além disso, com tantos tipos de agentes de ameaças e motivos e ataques em potencial, a proteção contra ameaças à segurança requer uma abordagem multifacetada e em constante evolução que envolve aplicação diligente e adesão às melhores práticas e políticas de segurança em toda a organização.