O pensamento computacional (TC) é um estudo das habilidades e táticas de resolução de problemas envolvidas na escrita ou depuração de programas e aplicativos de software.
O pensamento computacional está intimamente relacionado à ciência da computação, embora se concentre principalmente no processo de pensamento abstrato usado no desenvolvimento de programas computacionais, em vez do estudo de linguagens de programação específicas. Como resultado, geralmente serve como uma introdução a cursos mais aprofundados de ciência da computação.
FATO RÁPIDO DA FileMemo Seymour Papert, considerado o primeiro a usar o termo pensamento computacional, é matemático e co-fundador do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT. Os primeiros brinquedos infantis com computação integrada foram criados em seu próprio laboratório nos anos sessenta.
Os seis princípios do pensamento computacional
Embora as abordagens ao estudo do pensamento computacional variem, existem seis princípios básicos do pensamento computacional, que incluem:
1. Conectando Computação: Compreender a conexão entre computadores e humanos.
2. Desenvolvimento de artefatos computacionais: Criação de um modelo algorítmico ou computacional e as técnicas necessárias para criar artefatos que podem ser aplicados na solução de problemas.
3. Abstraindo: Identificar e definir como as informações podem ser colocadas para uso computacional e modelar essas abstrações em um contexto computacional.
4. Analisando problemas e artefatos: Avaliar o mérito e a viabilidade de soluções potenciais para um problema, bem como identificar e resolver possíveis erros com as soluções.
5. Comunicando: Explicar efetivamente o propósito e o significado de um problema e sua (s) solução (ões) computacional (is) potencial (is).
6. Trabalhando Efetivamente em Equipes: Colaboração ativa e contribuições de vários participantes na resolução de problemas, bem como no desenvolvimento e execução de soluções computacionais.
Origens do termo pensamento computacional
Seymour Papert usou o termo pensamento computacional pela primeira vez em 1996, quando seu “Uma exploração no espaço da educação matemática” foi publicado no International Journal of Computers for Mathematical Learning.
A ciência do pensamento computacional é ensinada principalmente no nível universitário, embora nos últimos anos tenha entrado nos níveis de ensino fundamental K-12 como parte dos currículos de educação com foco em STEM. As aulas de pensamento computacional foram introduzidas pela primeira vez em 2005 na Carnegie Mellon University como uma ampla introdução ao campo da ciência da computação.