O software POS, ou software de ponto de venda, é usado para concluir uma transação quando um cliente faz um pagamento por produtos ou serviços em uma loja. Em outras palavras, quando um cliente compra itens em uma loja, uma transação de ponto de venda está sendo concluída. O software POS é o componente central de um negócio onde todos os aspectos se reúnem, como vendas, estoque e gerenciamento de relacionamento com o cliente. O software POS tem os componentes de uma caixa registradora e um computador onde os caixas inserem os produtos adquiridos, calculam o custo e recebem o pagamento para concluir a transação.
Software POS vs. caixas registradoras
O software POS é semelhante a uma caixa registradora, pois ambos lidam com transações, mas a semelhança termina aí. Um sistema de POS também integra transações de cartão de crédito e fornece a uma empresa de varejo um ponto central para rastrear o estoque, a fidelidade do cliente, a eficácia dos vendedores e muito mais. Por meio de análises, o software de PDV pode dizer quais clientes recompensar, quais produtos promover ou oferecer descontos e quais vendedores são os mais importantes. Resumindo, um sistema de POS vai muito além de uma caixa registradora tradicional para melhorar sua lucratividade.
Tipos de software POS
O software POS é geralmente classificado em:
POS móvel
Este é o tipo mais básico de software de POS e pode ser usado para gerenciar e processar pagamentos e realizar o rastreamento de estoque.
Terminal POS
Este software POS é o sistema mais utilizado pelas empresas, pois possui funcionalidades avançadas a um custo razoável. O terminal POS pode ser baseado em software e hardware, com recursos adicionais, como gavetas de dinheiro e leitores de código de barras.
POS hospedado na nuvem
Os sistemas POS hospedados na nuvem podem ser configurados online ou na nuvem junto com o hardware existente, como computadores, impressoras e tablets. Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar dessa configuração devido à sua acessibilidade, conveniência e escalabilidade.
Benefícios do software POS
O software POS ajuda as empresas de varejo a funcionar com mais facilidade:
- Dando uma boa visão geral do negócio e mantendo o controle dos fluxos de caixa
- Fornecimento de relatórios avançados para identificar os produtos mais e menos lucrativos
- Acompanhar entregas e estoques
- Alterar o preço do produto e atualizá-lo automaticamente no sistema
Componentes do software POS
Os sistemas POS possuem dois componentes básicos: hardware e software.
Hardware é a configuração física das máquinas, que pode ser um tablet conectado a um sistema baseado em nuvem ou uma caixa registradora conectada a um PC. Pode vir com add-ons como leitor de código de barras, impressora de recibos, gaveta de dinheiro e máquina de cartão para processar pagamentos com cartão de crédito ou débito.
O software funciona junto com o hardware e armazena e gerencia informações em um banco de dados. É importante escolher um software flexível que funcione com o processador de pagamento / gateway de escolha de uma empresa.