USB-C é a referência abreviada comumente usada para a especificação USB Type-C, que define um pequeno conector de plugue reversível para dispositivos USB. O USB-C é menor do que o conector USB-A tradicional, com 2.6 milímetros de altura contra 7.5 milímetros do conector USB-A, tornando-o uma escolha cada vez mais popular para smartphones, tablets e laptops.
USB-C às vezes é confundido com o padrão USB 3.1, já que os dois são normalmente usados juntos em dispositivos móveis mais recentes. No entanto, o USB-C endereça apenas a conexão física, enquanto os padrões USB 3.1 e anteriores (USB 1.1, USB 2.0 e USB 3.0) especificam a velocidade e os recursos da conexão.
UBS-C é compatível com USB Plus Power e Display
O USB-C foi lançado pelo USB Implementers Forum em julho de 2013 e, além de oferecer suporte a USB 3.1 e especificações USB anteriores, também oferece suporte a DisplayPort, HDMI, VGA e transferência de energia. Isso significa que o mesmo cabo pode ser usado para transferência rápida de dados, alimentação de dispositivos USB, carregamento de baterias em dispositivos móveis e conexão de monitores via HDMi, DisplayPort ou VGA.
O USB-C estreou na edição 2015 do MacBook da Apple, e há rumores de que o USB-C substituirá o conector Lightning no próximo iPhone 7. A adoção do USB-C deve continuar a crescer em um ritmo rápido ao longo de 2016 e além.
USB-C lança design simétrico ao sair dos conectores USB anteriores
Embora os conectores USB-A e USB-B anteriores apresentassem um design assimétrico que só poderia ser conectado em uma direção, os conectores USB-C são semelhantes ao conector Lightning da Apple no sentido de que podem ser plugados sem a necessidade de se preocupar com a orientação - ou seja, não há uma orientação do lado direito para cima ou de cabeça para baixo para o conector como havia nos conectores USB anteriores.
Além disso, os cabos USB Tipo C têm o mesmo conector em ambas as extremidades, portanto, qualquer uma das extremidades pode ser conectada a um dispositivo eletrônico ou fonte de alimentação. O design simétrico do conector USB-C e a versatilidade da especificação são dois dos principais motivos pelos quais se espera uma rápida adoção em dispositivos móveis de uma ampla variedade de fabricantes.