É um dos 15 computadores mais rápidos da Europa e está mesmo em 13º lugar no ranking internacional de supercomputadores em termos de eficiência energética: O KIT da universidade de pesquisa de Karlsruhe comissiona oficialmente o novo computador de alto desempenho Horeka na sexta-feira.
Horeka consiste alegadamente em dois componentes: os aceleradores de computação baseados em unidades de processamento gráfico (GPUs) e os processadores padrão (CPUs). Para operações de computação como a simulação de redes neurais em inteligência artificial, os processadores aceleradores alcançaram um desempenho extremamente elevado. Para outras operações, os processadores padrão são claramente mais adequados. Graças a um sistema de arrefecimento de água quente integrado, incluindo a tecnologia de calor residual, a Horeka é considerada particularmente eficiente em termos energéticos.
O supercomputador estará disponível para os cientistas de toda a Alemanha. Com um desempenho de cerca de 17 quadriliões de operações de computação por segundo - equivalente ao trabalho de mais de 150.000 computadores portáteis - será, de acordo com o KIT, utilizado principalmente para questões de ciências do sistema terrestre, ciências dos materiais, energia e pesquisa de mobilidade em engenharia, bem como física de partículas e astropartículas.