Os colegas simpáticos são mais importantes que o dinheiro grande

De acordo com um estudo da ManpowerGroup, a motivação dos empregados está cada vez mais ligada ao ambiente de trabalho. Uma boa equipe e tarefas interessantes são ainda mais importantes para 65% dos funcionários do que um salário alto.

O ManpowerGroup entrevistou 1.022 cidadãos alemães entre 18 e 65 anos para o estudo "Work Motivation 2018". A influência positiva mais frequentemente citada na motivação é uma agradável relação de trabalho com colegas e superiores (46%), seguida de horários de trabalho flexíveis (37%) e uma boa relação com os colegas mesmo depois do trabalho (30%).

"Um ambiente de confiança desempenha um papel decisivo na formação da moral do trabalho", diz Herwarth Brune, CEO da ManpowerGroup Alemanha. "Aqueles que gostam de trabalhar juntos com seus colegas e superiores e às vezes fazem algo juntos depois do horário de trabalho estão significativamente mais motivados". Os empregadores que permitem que os seus empregados trabalhem horários flexíveis demonstram confiança, o que também tem um efeito positivo no moral.

Chocolate em vez de um bom escritório

Em contraste, a necessidade dos empregados de trabalharem em escritórios de design atractivo diminuiu. Apenas um em cada cinco entrevistados disse que o design do ambiente tem uma influência positiva na moral do trabalho. O fator de design de interiores cai assim do quarto lugar no ano passado para o sétimo lugar. Em contraste, o desejo por pequenas atenções, por exemplo, flores em aniversários ou um chocolate Pai Natal em dezembro, subiu no ranking. Com 23%, pequenas atenções estão em sexto lugar entre os fatores que aumentam a motivação.

"Pequenos gestos de apreciação são mais importantes do que um escritório chique, porque compensam na relação entre patrão e empregado. Os funcionários querem ser notados", diz Brune.

Money não é tudo

Apenas 52% dos participantes da pesquisa dizem que trabalham apenas pelo dinheiro (2016: 57%). Isto é igualado pelo fato de que quase três quartos dos entrevistados desistiriam de um emprego bem remunerado se isso os aborrecesse ou os stressasse. A afirmação de que os colegas simpáticos e o conteúdo do trabalho são mais importantes do que uma conta bancária saliente no final do mês foi aprovada por 65% dos participantes da pesquisa.

"Os empregadores são bem aconselhados a oferecer mais do que apenas remuneração baseada no desempenho", diz Brune. "Se quer manter os seus empregados na empresa por muito tempo, deve assegurar um bom ambiente de trabalho." Isto inclui que a química entre os funcionários está certa e que eles são colocados em posições que correspondem às suas qualificações e que não os questionam nem por baixo nem por cima.

Afinal de contas, a remuneração não é completamente sem importância. Apenas 39 por cento dos inquiridos (2016: 57 por cento) renunciariam temporariamente a um salário para um emprego interessante. O trabalho também serve para assegurar o padrão de vida e não apenas a satisfação de vida.