Skylake é o codinome para a microarquitetura de processador da Intel que serve como sucessora das arquiteturas Haswell e Broadwell.
Tal como acontece com Broadwell, o Intel Skylake utiliza um processo de fabricação de molde retrátil de 14 nm (nanômetro) e serve como o “tock” no modelo alternado de tique-taque da Intel para o lançamento de novas famílias de processadores. Espera-se que o “tick” para Intel Skylake, codinome Cannonlake, seja fabricado em um encolhimento de molde de 10 nm.
Intel Skylake definido para introduzir um ambiente de computação sem fio
Além de oferecer aumentos significativos no desempenho, vida útil da bateria e eficiência energética, os processadores Intel Skylake oferecerão novos recursos de carregamento sem fio e transferência de dados para um ambiente de computação sem fio. Os processadores Skylake deverão entrar em produção no segundo semestre de 2015, com os sistemas Skylake disponíveis para compra antes do final de 2015.
Skylake irá alavancar as tecnologias sem fio WiGig e WiDi para fornecer velocidades mais rápidas do que o padrão Wi-Fi 802.11ac, enquanto também permite que os computadores funcionem automaticamente sem fio com monitores e outros periféricos. Os sistemas Intel Skylake também serão capazes de carregar sem fio através do padrão Rezence, que está sendo desenvolvido pela Alliance for Wireless Power (A4WP).
A Intel também está procurando eliminar a necessidade de senhas com os processadores Intel Skylake, oferecendo novos recursos para reconhecimento de rosto e outras tecnologias biométricas.