As empresas de antivírus NortonLifeLock e Avast fundem-se

A empresa de segurança TI tcheca Avast será adquirida pela rival norte-americana NortonLifeLock num negócio multi-bilionário. A segurança informática é um mercado em crescimento, especialmente dada a vaga de ciberataques de alto perfil nos últimos anos.

Avast está avaliada num total de 8,1 bilhões a 8,6 bilhões de dólares (6,9 bilhões a 7,3 bilhões de euros) para o negócio de aquisição. Aos acionistas atuais da Avast será oferecida uma combinação de dinheiro e novas ações, disseram as empresas na noite de quarta-feira.

As duas tábuas deram luz verde para um acordo correspondente. Juntos, eles atingem mais de 500 milhões de clientes em todo o mundo, ressaltou Vincent Pilette, CEO da NortonLifeLock. Ele deve permanecer no leme após a fusão. A fusão criaria mais oportunidades de inovação, disse o chefe da Avast, Ondrej Vlcek, que vai integrar o conselho de administração da NortonLifeLock.

A história da empresa checa remonta a 1988, quando Pavel Baudis, agora com 61 anos, escreveu um programa para remover o chamado vírus de Viena. Juntamente com Eduard Kucera, seu colega de um centro de pesquisa matemática, ele fundou a empresa de antivírus que mais tarde foi chamada Avast. No competitivo mercado da segurança informática, ofereceram pela primeira vez o seu programa gratuitamente numa versão básica, em 2001.

NortonLifeLock surgiu da Symantec e foca-se em software de segurança para utilizadores domésticos. A empresa resultante da fusão terá duas sedes: em Tempe, no estado americano do Arizona, e em Praga. As ações devem ser negociadas na bolsa de valores norte-americana Nasdaq.