Uma unidade de disco é um dispositivo que permite a um computador ler e gravar dados em um disco. O tipo mais comum de unidade de disco é uma unidade de disco rígido (HDD) e os termos são normalmente usados de forma intercambiável. Outros tipos incluem unidades ópticas, dispositivos de armazenamento e unidades de disquete. Uma unidade de disco é comumente encontrada em PCs, servidores, laptops e matrizes de armazenamento.
As unidades de disco podem ser alojadas internamente em um computador ou em uma caixa separada externa ao computador. Eles funcionam girando muito rapidamente em torno de um cabeçote ou cabeçotes que lêem e gravam dados. Unidades de disco rígido e unidades de disco removíveis usam uma cabeça magnética, enquanto uma unidade óptica usa um laser. Uma unidade de disco difere de uma unidade de estado sólido (SSD), que não tem partes móveis e oferece maior desempenho, mas também custa mais e geralmente oferece menos capacidade.
Partes de uma unidade de disco
Uma unidade de disco é composta de muitas partes móveis:
- Prato: O prato é o disco real dentro da unidade que armazena os dados magnetizados. Tradicionalmente, os pratos são feitos de uma liga leve de alumínio e revestidos com um material magnetizável. As tecnologias mais recentes usam pratos de vidro e / ou cerâmica porque são mais finos e mais resistentes ao calor.
- Fuso / Motor: Os pratos são presos no centro a uma haste ou pino chamado fuso, que está diretamente preso ao eixo do motor que controla a velocidade de rotação.
- Ler / escrever cabeçalhos: Cabeças de leitura / gravação leem e gravam dados nos pratos. Quando uma cabeça está sobre um trilho, todas as outras cabeças estão no mesmo local em suas respectivas superfícies. Os cabeçotes de leitura / gravação convertem os 0s e 1s eletrônicos nos campos magnéticos dos discos.
- Conjunto do cabeçote-atuador: Todas as cabeças são conectadas a um único atuador de cabeça, ou braço atuador, que move as cabeças ao redor dos pratos.
- Quadro lógico: Os pratos, o fuso, o motor do fuso, o atuador da cabeça e as cabeças de leitura / gravação estão todos contidos em uma câmara chamada conjunto do disco da cabeça (HDA). Fora do HDA está a placa lógica que controla os movimentos das peças internas e controla a movimentação dos dados para dentro e para fora do drive.
Unidade de disco rígido vs. unidade de estado sólido
As unidades de estado sólido (SSDs) levaram a um declínio no uso e na popularidade do disco rígido. Um SSD é um dispositivo de armazenamento plug-and-play de alto desempenho que não requer partes móveis. É mais rápido, mais durável e usa menos energia do que um disco rígido. Uma grande desvantagem do SSD é que ele é mais caro em termos de dólares por gigabyte.
Um SSD se encaixa no mesmo compartimento de unidade externa e interna de um disco rígido. Embora ainda existam discos rígidos em sistemas mais baratos e mais antigos, os SSDs agora são usados na maioria dos sistemas convencionais, como o MacBook Pro. Eles são muito mais rápidos e inicializam em menos de um minuto. Um disco rígido demora para acelerar e quase sempre inicializa mais devagar, inicia mais devagar e transfere arquivos mais devagar. Os discos rígidos oferecem muito mais espaço pelo preço, por isso é melhor para quem precisa de alta capacidade.