O que é blockchain?

Blockchain se refere a um tipo de estrutura de dados que permite identificar e rastrear transações digitalmente e compartilhar essas informações em uma rede distribuída de computadores, criando de certa forma uma rede de confiança distribuída. A tecnologia de razão distribuída oferecida pelo blockchain fornece um meio transparente e seguro para rastrear a propriedade e a transferência de ativos.

Tecnologia Blockchain em Bitcoin e no nível empresarial

Inicialmente usada como a tecnologia transacional por trás da criptomoeda (ou moeda digital) Bitcoin, a tecnologia blockchain também começou a ganhar força na empresa. Como no caso do Bitcoin, o blockchain permite que as empresas façam e verifiquem transações em uma rede sem a necessidade de uma autoridade central.

Além de rastrear ativos e a transferência de ativos ao longo das cadeias de abastecimento, as empresas também estão procurando usar o blockchain para oferecer e fazer cumprir os contratos eletronicamente.

O Blockchain ganhou força considerável nos últimos anos, à medida que o uso do Bitcoin aumentou e a tecnologia se tornou mais comum nas empresas. Na verdade, de acordo com um estudo divulgado em maio de 2016 pela Pegasystems, Cognizant e Marketforce, muitos varejistas de serviços financeiros globais veem o blockchain como tendo o potencial de ser a inovação tecnológica mais significativa desde a Internet.

Como funciona o Blockchain

O Blockchain usa criptografia para criar uma rede de confiança distribuída em que cada participante da rede é capaz de manipular o livro-razão digital de transações de forma segura e sem exigir uma autoridade central.

Em certo sentido, um blockchain serve como uma planilha ou livro-razão global que qualquer pessoa na rede pode ver a qualquer momento. Todas as transações são verificadas, compensadas e registradas em um bloco que é criptografado e salvo periodicamente e está vinculado ao bloco anterior, criando uma cadeia.

O processo de blockchain de registro de data e hora de forma segura e permanente e registro de todas as transações torna extremamente difícil para um usuário alterar o livro razão, uma vez que um bloco em um blockchain foi armazenado.