Esb

Abreviatura de Eempresa Serviço Bnós, também conhecido como corretor de mensagens. ESB é um middleware de mensagens distribuídas síncronas ou assíncronas baseado em padrões abertos que fornece interoperabilidade segura entre aplicativos corporativos via XML, interfaces de serviços da Web e roteamento de documentos baseado em regras padronizadas.

Na prática, isso significa que os arquivos de dados são passados ​​de e para seus destinos com base em diretrizes estabelecidas que são comuns a todas as partes que compartilham as informações para garantir que os dados mantenham sua integridade à medida que são roteados. O design multilíngue e multiplataforma de um ESB permite que as empresas processem dados entre aplicativos de várias fontes. Duas arquiteturas de computação distribuídas comuns usadas por ESBs são J2EE e .NET.

ESB é uma extensão do EAI, uma forma anterior de middleware, mas o ESB adiciona várias funções principais:

  • transformação: a capacidade de transformar documentos XML de um formato de dados em outro para que a parte receptora possa interagir com os dados em um formato de aplicativo diferente daquele em que são enviados.
  • portabilidade: capacidade de compartilhar dados entre diferentes sistemas de computador e ambientes operacionais.
  • balanceamento de carga / clustering: a capacidade de distribuir o processamento entre vários dispositivos para que nenhum deles fique sobrecarregado
  • failover: A capacidade de transferir funções de mensagens para outro servidor se houver falha durante a troca de dados.

Sonic ESB, Cape Clear Server e PolarLake Jintegrator são exemplos de produtos ESB comerciais.