O que é RMS?
O Root Mean Square (RMS) é o método matemático para determinar a tensão efetiva para uma onda de corrente alternada contínua (CA), também conhecida como onda senoidal. É definido como a raiz quadrada da média dos quadrados dos valores. Isso também é conhecido como média quadrática.
RMS e produtos de consumo
RMS watts é usado principalmente para se referir ao manuseio contínuo de energia de produtos de áudio de consumo, ou seja, alto-falantes e subwoofers. Mas RMS também pode se referir à quantidade de potência que um amplificador pode efetivamente produzir. Representa a potência que um dispositivo é capaz de suportar por longos períodos de tempo sem comprometer a qualidade do som ou causar distorção. Este número costuma ser listado em produtos como “watts RMS”.
Como calcular RMS
Para calcular o RMS, existem três operações matemáticas que devem ser usadas em conjunto:
- A primeira etapa é determinar o quadrado da função de forma de onda.
- Em seguida, você deve encontrar a média da função resultante da etapa 1 ao longo do tempo.
- Finalmente, você encontrará a raiz quadrada da função encontrada na etapa 2.
Watts RMS vs. Watts de pico
Os watts RMS e os watts de pico desempenham um papel importante na construção de um sistema de som. Esses valores devem ser usados para combinar alto-falantes e subwoofers com amplificadores. Os produtos normalmente serão avaliados para watts RMS e pico. A diferença entre os dois pode ser resumida como contínua vs. momentânea.
Onde RMS se refere à potência que um dispositivo é capaz de suportar por longos períodos de tempo, Pico de watts se refere ao nível de potência mais alto que um alto-falante ou subwoofer é capaz de lidar em uma curta explosão sem estourar. Os watts de pico também são conhecidos como PMPO (potência momentânea de pico). No caso de amplificadores, esses termos referem-se a quanta potência um amplificador pode produzir em longos períodos de tempo ou em uma curta explosão antes de falhar, respectivamente. Normalmente, os watts de pico de um produto serão cerca do dobro do RMS.
É importante compreender claramente a diferença entre esses termos ao combinar alto-falantes e subwoofers com amplificadores. Em última análise, RMS significa o nível de energia que pode ser sustentado sem causar danos ao dispositivo. Tentar manter a potência de pico pode facilmente causar danos, como o superaquecimento de fios e outros componentes.
História do RMS em eletrônica
Em 1974, a Federal Trade Commission (FTC) queria impedir o marketing falso de fabricantes de dispositivos de áudio sobre as capacidades de seus produtos. A regra do amplificador resultante criou um padrão para prescrever medições contínuas de potência para ondas senoidais na publicidade.