Uma impressora é um dispositivo periférico que pode transferir dados eletrônicos de um computador para uma cópia impressa, geralmente como texto e gráficos em papel ou como um objeto no caso de impressoras 3D.
História da impressora
A primeira impressora eletrônica para computador, a impressora matricial, foi lançada em 1968 pela Epson. A impressora criou personagens batendo com alfinetes em uma fita de tinta. Cada pino formava um ponto e cada caractere era composto por uma coleção de pontos. A próxima atualização na tecnologia da impressora veio com a invenção da impressora a laser pela Xerox em 1969, embora só em 1984 a primeira impressora a laser foi lançada para o mercado consumidor. Em 1988, a primeira impressora jato de tinta foi lançada para consumidores pela HP.
As impressoras jato de tinta e laser ainda estão em uso hoje, mas alguns esperam que a demanda por impressoras diminua à medida que mais e mais documentos são distribuídos e visualizados eletronicamente.
Tipos de impressoras 2D
Uma impressora bidimensional é provavelmente a primeira imagem que surge em sua cabeça quando você ouve a palavra impressora. Como o nome sugere, as impressoras 2D funcionam em uma superfície plana e são conhecidas por imprimir texto, gráficos e fotos em uma superfície plana, na maioria das vezes em papel.
- Impressoras a laser use um laser, tinta e um tambor fotorreceptor para imprimir um documento. O feixe de laser desenha o texto a ser impresso no tambor fotorreceptor. Onde quer que o laser atraia, o cilindro terá uma carga negativa, fazendo com que a tinta grude. O tambor então rola a tinta sobre o papel, criando o documento acabado.
- Impressoras jato de tinta são as impressoras mais comuns usadas hoje. Eles usam centenas de pequenas pistolas de tinta para atirar tinta na página. Todos os personagens e imagens impressas são formadas por centenas de pontos por polegada quadrada. As impressoras a jato de tinta são aparentemente acessíveis, mas as despesas aumentam quando você contabiliza o custo da troca frequente dos cartuchos de tinta.
- Impressoras LED são semelhantes às impressoras a laser, exceto que usam uma luz LED em vez de um laser para desenhar no tambor.
- Impressoras de tinta sólida use bastões de tinta sólida ou grânulos semelhantes à cera para derretê-los e imprimir em papel. Este tipo de impressora pode produzir imagens e documentos excelentes, mas algumas de suas desvantagens incluem espera para aquecimento / resfriamento, dificuldade de escrever em documentos devido à tinta cerosa e incapacidade de laminar documentos porque a tinta à base de cera derrete.
- Impressoras térmicas não requer tinta, mas imprima aplicando calor em papel sensível ao calor. Eles são mais comumente usados para imprimir recibos.
- Impressoras de sublimação de tinta são usados principalmente para fotos e usam o calor para transferir tinta para papel, plástico, papel cartão ou tela.
Tipos de impressoras 3D
Uma impressora 3D pode criar objetos tridimensionais com base em modelos CAD ou modelos 3D digitais. Outro nome para impressão 3D é manufatura aditiva, já que os objetos impressos são criados imprimindo camadas sucessivas do material de impressão umas sobre as outras. Depois que um modelo 3D é criado e está pronto para imprimir, o modelo passa por um processo denominado corte. Este processo corta o modelo em centenas ou mesmo milhares de seções transversais que se tornam as camadas que são impressas. O fatiamento é feito por meio de um programa de fatiamento antes de enviá-lo para a impressora ou algumas impressoras têm um divisor embutido.
Assim como a impressora 2D, existem muitas opções e métodos de impressão diferentes para escolher quando se trata de impressão 3D. Abaixo estão alguns dos tipos mais comuns de impressoras 3D.
- Estreolitografia (SLA)
- Processamento de luz digital (DLP)
- Modelagem de Deposição Fundida (FDM)
- Sinterização seletiva a laser (SLS)
- Derretimento seletivo a laser (SLM)
- Fusão de Feixe Eletrônico (SLM)
- Fabricação de objetos laminados (LOM)
- Binder Jetting (BJ)
- Jateamento de material (MJ)