A análise de gerenciamento de projetos (PM) é uma ferramenta usada por equipes de gerenciamento de projetos para criar análises de dados quantitativos sistemáticos ou estatísticas para obter informações e aprimorar a tomada de decisões baseada em evidências. A análise ajuda as equipes de PM a lidar com projetos complexos e trabalhar dentro do orçamento e cronograma prescritos. Essas ferramentas dão aos gerentes de projeto a capacidade de fazer mais do que simplesmente marcar as tarefas à medida que são concluídas e capturar dados. A análise de PM permite que as equipes processem uma quantidade significativa de informações e determinem como os projetos estão sendo executados, enquanto permite aos gerentes melhorar as taxas de sucesso do projeto e tomar decisões estratégicas mais bem informadas.
A análise de gerenciamento de projeto pode ser feita por meio da integração de ferramentas analíticas de terceiros ou de recursos nativos dentro do próprio software de gerenciamento de projeto.
Benefícios da análise de gerenciamento de projeto
Os benefícios da análise de gerenciamento de projeto incluem:
-
Mostrar o efeito de um projeto no restante da organização e garantir que os projetos sejam concluídos no prazo e dentro das especificações
-
Evitando armadilhas imprevistas e avaliando a viabilidade de várias opções
-
Dando aos usuários a capacidade de atribuir significados aos números a partir dos dados disponíveis e prever resultados
-
Informar aos gerentes como cada dia de atraso em um projeto pode afetar os lucros da empresa e ajudá-los a prever interrupções e escassez de equipamentos
-
Identificar o efeito das mudanças na equipe, processos e especificações sobre custos e resultados
-
Ajudar a planejar, monitorar e revisar a qualidade ao longo do projeto
A análise preditiva pode levar a análise de gerenciamento de projeto ainda mais longe, por exemplo, usando o comportamento anterior do cliente para prever como as mudanças nas especificações do projeto serão recebidas pelos clientes e outras partes interessadas.