IDaaS é um acrônimo para Identity-as-a-Service e se refere a serviços de gerenciamento de identidade e acesso que são oferecidos por meio da nuvem ou SaaS (software como serviço) por assinatura.
Isso contrasta com as soluções tradicionais de gerenciamento de identificação e acesso (IAM), que normalmente são totalmente locais e fornecidas por meio de software e / ou hardware agrupados. Esses sistemas também tendem a depender muito do Active Directory (AD) e do Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) para seus serviços IAM.
Soluções Híbridas de IAM e serviços puros de IDaaS
Para preencher a lacuna entre o software IAM tradicional e as opções nativas de IDaaS, estão as soluções IAM híbridas de fornecedores como a Microsoft e a Amazon, que fornecem diretórios baseados em nuvem que se vinculam a sistemas IAM locais.
Soluções nativas de IDaaS baseadas em nuvem de fornecedores como Okta e Centrify, bem como VMware com seu novo serviço Identity Manager, começaram a ganhar força à medida que as empresas continuam a acelerar e gerenciar a adoção de serviços móveis e em nuvem.
Essas soluções IDaaS fornecem uma variedade de serviços de gerenciamento de identidade e acesso, como:
- Funcionalidade de logon único (SSO) por meio da nuvem
- Gerenciamento de identidade federada para governança de acesso
- Gerenciamento de senhas
O Gartner projeta serviços de IDaaS puros para abranger 25% do mercado total de IAM até o final de 2015, contra apenas 2011% em XNUMX.