O que é o Windows Server 2016?

O Windows Server 2016 é o próximo sucessor do sistema operacional Windows Server 2012 da Microsoft. Espera-se que o Windows Server 2016 tenha um lançamento oficial no segundo semestre de 2016, e as visualizações técnicas do sistema operacional do servidor estão disponíveis desde outubro de 2014, com o mais recente, Technical Preview 4, lançado em novembro de 2016.

Com o codinome original de Windows Server vNext (e antes disso, Windows Server Blue), o Windows Server 2016 foi desenvolvido pela Microsoft com foco em ajudar as empresas a operar e prosperar na nuvem moderna e na era móvel.

O que há de novo no Windows Server 2016

Duas das mudanças mais proeminentes no Windows Server 2016 são a adição de contêineres ao ambiente do sistema operacional Windows Server por meio de contêineres do Windows Server e contêineres Hyper-V, e Nano Server, uma opção de implantação mínima para Windows Server 2016 que pode ser instalada um host físico ou em uma máquina virtual (VM).

Outras adições notáveis ​​no Windows Server 2016 incluem datacenter definido por software (SDDC) e aprimoramentos de rede definida por software (SDN), suporte para VMs protegidas e Storage Spaces Direct, atualizações contínuas para clusters Hyper-V e Storage, novos cmdlets PowerShell e suporte para contêineres Hyper-V, que a Microsoft apregoa como fornecendo a flexibilidade do modelo de contêiner com o isolamento adicional fornecido por uma versão otimizada para contêiner do Hyper-V.

Em conjunto com o Windows Server 2016, a Microsoft também está atualizando o System Center 2016 com recursos estendidos projetados para ajudar a tornar o gerenciamento do data center atual mais fácil e eficiente.