O Windows Server 2016 é o próximo sucessor do sistema operacional Windows Server 2012 da Microsoft. Espera-se que o Windows Server 2016 tenha um lançamento oficial no segundo semestre de 2016, e as visualizações técnicas do sistema operacional do servidor estão disponíveis desde outubro de 2014, com o mais recente, Technical Preview 4, lançado em novembro de 2016.
Com o codinome original de Windows Server vNext (e antes disso, Windows Server Blue), o Windows Server 2016 foi desenvolvido pela Microsoft com foco em ajudar as empresas a operar e prosperar na nuvem moderna e na era móvel.
O que há de novo no Windows Server 2016
Duas das mudanças mais proeminentes no Windows Server 2016 são a adição de contêineres ao ambiente do sistema operacional Windows Server por meio de contêineres do Windows Server e contêineres Hyper-V, e Nano Server, uma opção de implantação mínima para Windows Server 2016 que pode ser instalada um host físico ou em uma máquina virtual (VM).
Outras adições notáveis no Windows Server 2016 incluem datacenter definido por software (SDDC) e aprimoramentos de rede definida por software (SDN), suporte para VMs protegidas e Storage Spaces Direct, atualizações contínuas para clusters Hyper-V e Storage, novos cmdlets PowerShell e suporte para contêineres Hyper-V, que a Microsoft apregoa como fornecendo a flexibilidade do modelo de contêiner com o isolamento adicional fornecido por uma versão otimizada para contêiner do Hyper-V.
Em conjunto com o Windows Server 2016, a Microsoft também está atualizando o System Center 2016 com recursos estendidos projetados para ajudar a tornar o gerenciamento do data center atual mais fácil e eficiente.