Em redes de computadores, largura de banda se refere à medição de dados que são transferidos entre dois pontos em um determinado período de tempo. Normalmente expressa em bits, megabits ou gigabits por segundo, a largura de banda é compartilhada entre os dispositivos conectados à mesma rede; isso significa que atividades como streaming de conteúdo de vídeo ou download de arquivos grandes podem usar uma grande quantidade de largura de banda e tornar mais lentas as conexões de outros dispositivos na rede.
A largura de banda também pode pertencer a alguns dispositivos de transferência de dados, como no caso de dispositivos de E / S. Por exemplo, uma unidade de disco rápida pode ser prejudicada por um barramento com largura de banda baixa. Esta é a principal razão pela qual ônibus como o AGP foram desenvolvidos para o PC.
Em telecomunicações, largura de banda se refere à faixa que transporta um sinal dentro de uma faixa de frequências. Este tipo de largura de banda é medido em Hertz (Hz) e é calculado encontrando a diferença entre os limites de frequência superior e inferior de um sinal. É importante notar que diferentes tipos de sinais (música, voz, imagem, etc.) requerem larguras de banda diferentes.
Largura de banda vs. velocidade
Embora a largura de banda e a velocidade (ou latência) estejam intimamente relacionadas e sejam freqüentemente usadas de forma intercambiável, existem algumas diferenças importantes a serem destacadas entre os dois conceitos:
- A largura de banda descreve o volume de dados que podem ser transferidos em um determinado momento.
- A velocidade descreve o tempo que leva para os dados serem transferidos.
Para usar uma analogia, pense em uma rodovia interestadual. O número de carros que são capazes de passar de um marcador de milha para outro dentro de um período de tempo definido seria considerado a largura de banda da rodovia, enquanto a velocidade seria a taxa de tempo que um carro leva para viajar entre os marcadores de milha. Os fatores que impactam a largura de banda incluem o tamanho da estrada (ou o tamanho do cabo) e o número de carros tentando viajar ao mesmo tempo (ou o número de conexões em uso ao mesmo tempo). A largura de banda pode certamente afetar a velocidade (quanto mais carros houver na estrada, mais tempo levará para todos eles irem de um lugar para outro), mas as velocidades de conexão também podem ser reduzidas de acordo com a distância que os dados precisam percorrer e outros fatores ambientais. Juntas, a largura de banda e a velocidade criam o rendimento da rede.
PRÓXIMA
consumo de largura de banda