Governança, Risco e Conformidade (GRC) refere-se à estratégia da empresa para gerenciar as questões de governança corporativa, gerenciamento de risco corporativo (ERM) e conformidade corporativa com privacidade de dados e outras regulamentações. É a coleção integrada de recursos que permitem a uma organização atingir metas de maneira confiável, lidar com a incerteza e agir com integridade. Uma estratégia bem planejada pode melhorar a tomada de decisões, permitir investimentos ideais em tecnologia da informação, eliminar silos e reduzir a fragmentação entre divisões e departamentos.
Especificamente, os três pilares do GRC são:
- Governança: A gestão ética e eficaz de uma empresa por seus executivos e níveis gerenciais. Essas atividades garantem que as informações críticas de gerenciamento sejam completas, precisas e oportunas para permitir a tomada de decisões e fornecer os mecanismos de controle para que estratégias, orientações e instruções sejam executadas com eficácia.
- risco: A capacidade de mitigar de forma eficaz e econômica os riscos que podem prejudicar as operações de uma organização ou a capacidade de permanecer competitiva em seu mercado. As respostas aos riscos geralmente dependem da importância percebida e envolvem controlar, evitar, aceitar ou transferi-los para terceiros.
- Compliance: Conformidade de uma empresa com os requisitos regulamentares para operações de negócios, retenção de dados e outras práticas de negócios. A conformidade é alcançada identificando os requisitos aplicáveis, avaliando o estado de conformidade, avaliando os riscos e custos potenciais de não conformidade e priorizando, financiando e iniciando quaisquer ações corretivas.
Como implementar GRC
Qualquer organização, seja grande ou pequena, pública ou privada, pode implementar GRC. Para obter uma implementação de GRC bem-sucedida, há cinco etapas principais a serem executadas:
- Primeiro, defina o que GRC significa para sua organização.
- Em segundo lugar, examine o panorama regulatório e de conformidade de sua organização.
- Terceiro, determine o ponto de entrada mais lógico e desenvolva uma abordagem em fases.
- Quarto, estabeleça um caso de negócios claro, considerando o valor de curto e longo prazo.
- Quinto, determine como o sucesso será medido.
Ferramentas de software GRC
Depois que uma organização possui políticas e procedimentos sólidos em vigor, investir em uma solução de GRC pode ajudar a fazer avanços significativos em desempenho, tomada de decisões, consciência de risco e transformação digital. Os fornecedores de software GRC populares incluem IBM OpenPages GRC Platform, MetricStream e Quantivate GRC Software Suite. Os benefícios em investir em uma ferramenta GRS incluem:
- Maior agilidade: Uma ferramenta GRC fornece as ferramentas necessárias para analisar riscos e oportunidades, tornando o lançamento de um novo produto ou a reação às mudanças do mercado mais rápido e eficiente.
- Fragmentação e eliminação do silo de dados: O compartilhamento de dados entre unidades de negócios, departamentos e funções de risco e conformidade elimina silos de dados e permite uma avaliação de risco precisa.
- Risco e agilização da atividade de conformidade: Uma ferramenta GRC pode ser implementada em dias ou semanas por meio da automação de atividades manuais e do desenvolvimento de processos repetíveis. Ele também agiliza as tarefas do dia a dia.
- Acesso à informação de risco: A liderança tem acesso a informações críticas por meio de painéis e relatórios executivos
- Preparação proativa: Uma ferramenta GRC permite que as organizações se preparem para o futuro. Ele inventa e protege dados de negócios importantes, gerenciando o acesso de usuários e terceiros.