Teste beta

Um teste beta é um tipo de período de avaliação de um produto de computador antes de seu lançamento comercial ou oficial. O teste beta é considerado o último estágio de teste antes do lançamento e normalmente envolve a distribuição do produto para sites de teste beta externos e usuários individuais (“testadores beta”) para exposição no mundo real. Outros testes beta podem oferecer o produto para um download de teste gratuito pela Internet.

Teste alfa x teste beta

A principal diferença entre o teste alfa e o teste beta se resume aos usuários. No teste alfa, as pessoas que testam o produto são funcionários internos da empresa, enquanto os testadores beta são usuários externos terceirizados. Isso significa que o foco do teste também muda de cenários de teste alfa para beta. No teste alfa, os desenvolvedores estão mais preocupados com a qualidade e consistência dos principais bugs do produto observados, documentados e resolvidos. Uma vez que os principais problemas tenham sido resolvidos no teste alfa, a segurança e a confiabilidade do produto são colocadas à prova.

O teste alfa normalmente ocorre em um ambiente de caixa branca, onde o testador conhece os prós e contras do produto que está sendo testado. O testador sabe que tipo de coisas procurar e pode antecipar o que acontecerá quando certas ações forem realizadas. O teste beta, por outro lado, ocorre em ambientes de caixa preta onde o testador não tem conhecimento prévio do design do produto.

Finalmente, o objetivo do teste beta é entender quais casos de uso podem não ter sido considerados e desenvolver uma solução para abordar esses pontos fracos antes do lançamento. De certa forma, isso é mais impactante em como um produto é recebido porque testa a aplicação real de um produto com usuários reais em ambientes reais. O teste alfa é baseado em situações hipotéticas e idealizadas, é útil para estabelecer a base da estrutura de um produto, mas a implementação precisa ser refinada e validada por meio de testes beta.

Ser um testador beta

Todos os tipos de produtos de computador, de sistemas operacionais a jogos de computador, geralmente são testados em beta antes do lançamento geral. Na verdade, muitos editores e desenvolvedores de software têm formulários de inscrição para testadores beta que podem ser enviados online. Quando um candidato se inscreve como testador beta, normalmente recebe uma notificação por e-mail informando que uma versão beta está disponível para download, seguida de vários formulários de feedback qualitativo e quantitativo.

Os testadores beta devem seguir as instruções da empresa. Por exemplo, alguns podem ser solicitados a assinar um formulário (ou indicar com um acordo digital) que proíbe expressamente escrever sobre o produto ou postar capturas de tela durante o teste beta. Às vezes, os bugs são registrados discretamente com base no comportamento do usuário, mas o usuário também pode ser responsável por documentar os erros que encontrar.

Teste beta aberto vs. fechado

Alguns softwares (particularmente softwares de jogos para PC) terão vários estágios de teste beta, chamados de beta aberto ou fechado. O beta fechado segue imediatamente o teste alfa e é aberto a um grupo limitado ou selecionado de testadores beta. Às vezes, o software é disponibilizado ao público em geral por um curto período de tempo para testar um recurso específico ou atualização. Este teste público é o beta aberto.