Criado por Shawn Fanning, de 19 anos, em 1999, o Napster é um aplicativo que dá aos indivíduos acesso aos arquivos MP3 uns dos outros, criando um sistema exclusivo de compartilhamento de arquivos pela Internet.
O Napster permite que os usuários visualizem e baixem o conteúdo dos diretórios MP3 de discos rígidos de outros usuários do Napster. Digite o artista e / ou música para receber uma lista, compilada pelos servidores do Napster, de todos os arquivos atualmente disponíveis. Clique duas vezes em uma música para fazer o download do disco rígido do usuário.
Como o Napster pesquisa discos rígidos individuais, o número e a variedade de arquivos MP3 variam. Nem todos os usuários do Napster estão online ao mesmo tempo; portanto, o que você pode não encontrar um dia, pode, de fato, estar lá no próximo.
Os fiéis do Macintosh que desejam se beneficiar do Napster podem baixar o Macster, que funciona exatamente da mesma maneira que o Napster. E, para todos vocês malucos de código aberto, dêem uma olhada no GNapster.
O Napster tem sido criticado pela Recording Industry Association of America (RIAA), que interpreta o Napster como um software de violação de direitos autorais. Mas, como os arquivos MP3 não residem nos servidores do Napster, nem o Napster cobra uma taxa pelo serviço, os críticos sentiram que a RIAA tinha uma perna legal fraca para se apoiar. O Napster simplesmente permite que indivíduos compartilhem música, assim como gravadores de fita e gravadores de CD. No entanto, em março de 2001, devido a uma ordem judicial, o Napster bloqueou o comércio de mais de 100,000 arquivos de músicas protegidas por direitos autorais. O tribunal decidiu que a tecnologia do Napster era uma violação dos direitos autorais das músicas publicadas.
Muitos acham que o Napster está revolucionando o mercado consumidor de música e cabe à indústria musical se adaptar.