4G LTE é uma abreviatura para quarta geração Long Term Evolution que foi desenvolvida pelo 3rd Generation Partnership Project. LTE é um tipo específico de 4G projetado para oferecer uma experiência de internet móvel rápida 10 vezes mais rápida do que as velocidades 3G para dispositivos móveis como smartphones, tablets, notebooks e pontos de acesso sem fio. O 4G LTE visa tornar a experiência da Internet em um dispositivo móvel igual à de um computador doméstico.
Em 2008, a União Internacional de Telecomunicações exigiu que todos os serviços usando 4G aderissem a uma velocidade e padrões de conexão definidos, tornando a lacuna entre 3G e 4G enorme em termos de serviço e capacidade. Para preencher a lacuna, o LTE foi criado para representar uma “evolução de longo prazo” em direção ao padrão 4G. Resumindo, o 4G LTE é melhor que o 3G, mas não tão bom quanto o 4G verdadeiro, embora a diferença entre o LTE e o 4G verdadeiro possa não ser muito perceptível.
4G LTE é um dos vários padrões 4G concorrentes, juntamente com Ultra Mobile Broadband e WiMax (IEEE 802.16). Mais de 800 operadoras oferecem suporte ao uso de LTE para mais de 4 bilhões de usuários em todo o mundo.
4G LTE vs. 5G
As empresas de telefonia celular começaram a implantar o 5G em 2019. O 5G usa tecnologia de rádio mais avançada, permitindo que o download e o upload de dados sejam muito mais rápidos. Enquanto o 4G LTE requer menos mastros construídos a quilômetros de distância, o 5G usa muitas pequenas células localizadas mais próximas umas das outras. Essas estações podem ser colocadas em postes de luz ou na lateral de um edifício.
Em teoria, 4G LTE atinge velocidades de até 150 Mbps de download e 50 Mbps de upload. (Na realidade, as velocidades são mais parecidas com download de 20 Mbps e upload de 10 Mbps.) 5G teoricamente atinge velocidades acima de 10 Gbps.
5G ainda está em fase de desenvolvimento, portanto, a cobertura é limitada.