Configuração

Uma configuração é a maneira como um sistema é configurado ou a variedade de componentes que constituem o sistema. A configuração pode se referir ao hardware, software ou uma combinação de ambos. Por exemplo, uma configuração típica para um laptop consiste em 8 GB ou 16 GB (gigabytes) de memória principal, várias portas USB, um disco rígido ou unidade de estado sólido (SSD), uma placa sem fio e um sistema operacional.

Muitos produtos de software exigem que o computador tenha uma determinada configuração mínima. Por exemplo, o software pode exigir um mínimo de CPU ou unidade de processamento gráfico (GPU) e uma quantidade mínima de memória principal.

Um novo dispositivo ou programa pode precisar ser configurado quando for instalado, o que significa que suas várias chaves e jumpers (para hardware) precisam ser configurados e os valores dos parâmetros (para software) precisam ser definidos. Por exemplo, um determinado dispositivo ou programa pode precisar saber que tipo de adaptador de vídeo está disponível ou que tipo de impressora está conectada ao computador. Graças a tecnologias como plug-and-play e USB, grande parte dessa configuração é realizada automaticamente.

Como gerenciar a configuração do sistema

Depois que um sistema é configurado, ele ainda requer gerenciamento contínuo e dedicado para garantir que esteja totalmente funcional, otimizado e atualizado. Felizmente, essa responsabilidade pode ser totalmente automatizada para evitar erros humanos e aumentar a eficiência. Laptops, por exemplo, solicitarão aos usuários que atualizem seu sistema operacional e aplicativos e apliquem patches de segurança.

O processo é um pouco mais complicado em sistemas de tecnologia da informação (TI). O gerenciamento de configuração automatizado (muitas vezes referido simplesmente como automação de TI) incorre em um alto custo inicial e pode exigir mais tempo e recursos dos administradores de TI inicialmente, mas os benefícios de longo prazo de segurança, estabilidade e produtividade geralmente fazem o investimento valer a pena.

Os aspectos técnicos do gerenciamento de configuração envolvem itens de configuração (por exemplo, monitores, aplicativos de e-mail, switches, servidores, etc.) e suas informações relevantes em um banco de dados de gerenciamento de configuração. As ferramentas populares de gerenciamento de configuração incluem:

  • Plataforma de automação Red Hat Ansible

  • Fantoche

  • Microsoft Endpoint Configuration Manager (anteriormente System Center Configuration Manager, MSCCM)

  • Chefe de cozinha

  • AWS OpWorks

  • Terraform

  • SaltStack