Netflix é um provedor de mídia e serviço de streaming que oferece conteúdo digital para usuários que pagam uma assinatura mensal fixa. Foi fundada na Califórnia em 1997 e inicialmente alugava DVDs online aos usuários. Na época, as locadoras de vídeo físicas, como a Blockbuster, eram mais populares, e enviar DVDs para os telespectadores era um novo conceito. No início dos anos 2000, a Netflix teve dificuldades financeiras; a certa altura, eles propuseram uma aquisição à Blockbuster, que prontamente os recusou. A Blockbuster faliu dez anos depois.
Em 2007, a Netflix apresentou pela primeira vez seu serviço de streaming; os usuários podem acessar filmes online por um determinado período de tempo. Em 2013, estreou sua primeira série original, House of Cards. A Netflix usa análises para discernir quais filmes são as melhores escolhas para transmitir, levando em consideração o custo de obtenção dos direitos daquele filme e sua popularidade entre os usuários (o que obtém mais visualizações entre determinados grupos demográficos). A Netflix está disponível internacionalmente, exceto na China, Coreia do Norte, Síria e Crimeia.
Conteúdo original da Netflix
Depois de sua primeira série original, House of Cards, a Netflix começou a desenvolver uma infinidade de seus próprios programas e filmes. Orange is the New Black, por exemplo, tornou-se uma das séries dramáticas mais populares de seu tempo. Mais recentemente, Stranger Things e The Crown também foram sucessos. Embora não tenha criado o filme, a Netflix pagou pelos direitos de lançamento de To All the Boys I Loved Before e também lançou sua sequência.
Embora a Netflix seja conhecida por sua aclamada série, alguns de seus filmes são considerados problemáticos ou simplesmente ruins, particularmente algumas das rom-coms adolescentes mais recentes que o estúdio lançou.
A guerra em desenvolvimento entre serviços de streaming e cinemas
Algumas companhias de teatro criticaram ou até proibiram os estúdios de cinema que enviam filmes para o serviço de streaming em um curto período de tempo após o lançamento nos cinemas. Trolls: World Tour começou a ser transmitido um pouco antes do que deveria ser sua estreia no teatro, e recebeu uma enorme resistência dos cinemas. AMC até ameaçou remover a Universal, que produziu a sequência de Trolls, de sua futura formação.
Isso levanta questões que afetam tanto os cinemas que precisam de dinheiro quanto os espectadores que podem se beneficiar com o pagamento de uma assinatura mensal de um serviço de streaming, em vez de pagar dez ou mais dólares para ver cada filme. Essa tensão aumentou durante a pandemia COVID-2020 de 19. Independentemente disso, a Netflix opta por transmitir seu conteúdo original diretamente em sua plataforma, em vez de enviá-lo aos cinemas. Como criadora dos serviços de streaming de mídia, a Netflix reinventou a televisão e o cinema e mudou a forma como o mundo os acessa.