Tridimensional (3D) é algo que tem largura, altura e profundidade. Nosso mundo físico é tridimensional e somos capazes de perceber 3D por causa da percepção de profundidade em nossos olhos. Em relação aos computadores, o 3D descreve uma imagem que dá a ilusão de profundidade ou distâncias variáveis. Isso é comumente usado em filmes, gráficos, jogos de computador e realidade virtual.
Computação gráfica 3D
Os gráficos de computador 3D geram e exibem objetos 3D em um espaço bidimensional (2D), como uma tela de exibição. Enquanto os pixels em um gráfico 2D têm as propriedades de posição, cor e brilho, os pixels 3D adicionam uma propriedade de profundidade que indica onde o ponto se encontra em um eixo Z imaginário. Quando muitos pixels são combinados, cada um com seu próprio valor de profundidade, o resultado é uma superfície 3D, chamada de textura. Além de texturas, os gráficos 3D também suportam vários objetos interagindo uns com os outros. Por exemplo, um objeto sólido pode ocultar parcialmente um objeto atrás dele.
Filmes 3D
Filmes 3D são filmes feitos para dar a ilusão de profundidade 3D, normalmente com a ajuda de óculos especiais usados pelo espectador. O primeiro filme 3D foi lançado em 1922 e evoluiu para o que é hoje. Para obter vídeo 3D, a visão estereoscópica é usada, o que significa que duas imagens separadas são mostradas simultaneamente, uma para cada olho. Os objetos mais próximos parecem mais separados do que os distantes. Existem diferentes tipos de óculos 3D que funcionam em conjunto com a projeção para que o filme se torne 3D. Alguns exemplos incluem:
- Óculos vermelhos / ciano (Processamento anaglífico): O sistema 3D original que agora está em grande parte fora de uso.
- Óculos de filtro polarizado (Sistema de luz polarizada): O sistema mais comum para cinemas hoje.
- Óculos de obturador LCD (Sistema de obturador ativo): Óculos mais recentes movidos a bateria que provavelmente serão o padrão para televisão 3D.
impressão 3D
A impressão 3D, também conhecida como manufatura aditiva, é o processo de criação de um objeto sólido 3D a partir de um arquivo digital. A impressão pode ser feita com plástico, resina e até mesmo metal. Para imprimir um objeto 3D, um modelo digital deve ser criado usando o design auxiliado por computador (CAD). O design é então importado para um software de impressão 3D, onde o modelo é dividido em camadas para ser lido pela impressora 3D. A impressora então produz camadas de material umas sobre as outras. Indústrias que usam impressão 3D incluem educação, prototipagem e manufatura, medicina, construção e indústrias de arte.