Na consumerização de TI, desenvolvedor cidadão é uma frase usada para descrever a tendência crescente de funcionários de uma organização que criam aplicativos de negócios no local de trabalho usando ferramentas que incluem linguagens de quarta geração (4GL), plataformas de tecnologia de baixo código e serviços em nuvem.
Traços e experiência comumente compartilhados
Os desenvolvedores cidadãos geralmente não têm nenhum treinamento formal ou mesmo formação em ciência da computação. Surpreendentemente, esses desenvolvedores geralmente trabalham em uma função de gerenciamento ou supervisão - não na função de desenvolvedor profissional que poderíamos imaginar. Muitos têm experiência e conhecimento limitados fora do uso de aplicativos e códigos autodidatas para plataformas específicas, mas são usuários de computador experientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela FileMaker (2017), a maioria dos desenvolvedores cidadãos opta por desenvolver aplicativos por conta própria para criar uma maneira melhor de trabalhar, ser mais produtivo ou simplesmente ajudar outras pessoas em sua organização.
Empresa de analistas da indústria Gartner é creditado por cunhar a frase desenvolvedor cidadão. Com o tempo, o significado mudou e é usado em um contexto muito mais amplo. Por exemplo, alguns podem usar a frase desenvolvedor cidadão para significar qualquer pessoa (com ou sem educação formal de desenvolvedor e treinamento para o trabalho) que cria os aplicativos fora dos canais de TI tradicionais do local de trabalho.