Os servidores DNS convertem nomes de domínio em endereços IP para que os computadores possam processá-los. Os sistemas de nomes de domínio rotulam sites com descritores que são acessíveis para usuários humanos, em vez de um endereço IP em formato numérico. Uma rede de computadores processa endereços IP; Os servidores DNS preenchem a lacuna realizando um processo de pesquisa do endereço IP que corresponde ao nome de domínio que um usuário inseriu (FileMemo.com, por exemplo). Diferentes servidores DNS realizam diferentes partes do processo de consulta e retorno. Um resolvedor de DNS, que é responsável por iniciar a busca por um endereço IP, inicia o processo DNS fazendo consultas aos servidores.
Tipos de servidores DNS
Um servidor DNS recursivo pesquisa outros servidores depois de receber uma consulta do resolvedor DNS. O servidor recursivo mantém cópias dos registros de endereço IP em cache por um período de tempo, portanto, se o endereço IP foi acessado recentemente, o servidor recursivo pode ser capaz de passá-lo diretamente de volta para o aplicativo do usuário.
Um servidor de nomes raiz recebe uma consulta do servidor recursivo e pesquisa os servidores de domínio de nível superior (TLD) para o endereço IP correspondente.
Os servidores de domínio de nível superior categorizam os domínios de nível superior (como .com ou .org). Quando um servidor de nomes raiz faz uma solicitação ao servidor TLD apropriado, esse servidor pesquisará apenas o domínio relevante.
Os servidores de nomes autorizados são o último recurso de um processo de consulta ao servidor DNS. Eles armazenam todos os registros de endereço IP. Um servidor de nomes autoritativo retornará o registro do endereço IP ao servidor recursivo, e o servidor recursivo o enviará ao computador / aplicativo que fez a solicitação inicial.