Planejamento de requisitos de material

O planejamento de requisitos de materiais (MRP) é um sistema baseado em computador para planejamento de produção, programação e gerenciamento de estoque amplamente utilizado na manufatura para melhorar a produtividade. O MRP acelera o processo de identificação e gerenciamento de materiais necessários para a produção, o volume ou quantidade e o tempo de entrega, pois todos os suprimentos devem estar disponíveis dentro do cronograma de produção definido. Como tal, MRP é uma técnica de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Os sistemas MRP modernos usam tecnologias de software avançadas para otimizar e aprimorar os processos de fabricação, permitindo que os gerentes tenham uma visão geral da produção. Os sistemas MRP ajudam a fornecer estimativas precisas de materiais, agendar entrega de produtos, rastrear estoque na loja e monitorar pedidos e compras.

Lista de materiais (BOM)

O aspecto mais importante no MRP é a lista de materiais (BOM). O BOM é uma lista abrangente de materiais, componentes, subconjuntos e a quantidade de mão de obra necessária para fabricar um produto. Ele contém dados essenciais, como nomes do produto e materiais, cronogramas de produção e entrega, quantidades de suprimentos, status de estoque, máquinas e equipamentos, padrões de qualidade e teste e outros detalhes.

O MRP enfatiza a precisão das informações sobre demanda, estoque e produção para:

  • Determine o produto a ser fabricado e o volume necessário para atender à demanda

  • Liste as matérias-primas necessárias e suas quantidades

  • Garantir que a compra de matéria-prima e a entrega dos produtos estejam dentro dos cronogramas estabelecidos

  • Identifique as relações de todos os materiais e o produto final

Benefícios do MRP

Ao integrar aplicativos para automatizar o processo de fabricação, o software MRP:

  • Garante a disponibilidade da matéria-prima para produção e do produto para entrega

  • Mantém no nível mais baixo o volume de matérias-primas e produtos no estoque

  • Reduz os custos de estoque e os riscos de falta de estoque, otimiza a mão de obra e os equipamentos e aumenta a satisfação do cliente. Simplifica o gerenciamento das atividades de produção, cronogramas de entrega e compra de materiais

  • Melhora a eficiência da fabricação ao alinhar a produção com a demanda flutuante

MRP II

O MRP moderno expandiu seu escopo incorporando outras facetas do negócio para organizar as informações do produto, simplificar o planejamento da produção e compras e fornecer feedback e atualizações sobre produtos específicos. Chamado planejamento de recursos de manufatura (MRP II), ele combina dados de engenharia, recursos humanos, finanças, contabilidade, marketing e outras partes móveis do negócio para melhorar as gerações anteriores de sistemas MRP.