O gerenciamento de relacionamento com o cliente de pequenas empresas é o cultivo de comunicações, marketing e vendas com o cliente por meio de tecnologia projetada especificamente para pequenas empresas. Muitas pequenas empresas não se beneficiarão com um software de CRM robusto porque não têm equipe para gerenciar seus aspectos técnicos e não podem pagar os preços. O CRM para pequenas empresas, no entanto, é adaptado para atender às necessidades de uma organização menor.
O gerenciamento de relacionamento com o cliente fornece às empresas dados abrangentes sobre seus clientes para que possam vender serviços ou produtos com base no que os clientes realmente desejam. O CRM ajuda as empresas a oferecer um melhor atendimento ao cliente, fazer vendas cruzadas e incrementais de maneira mais eficaz, reter os clientes existentes e compreender seus clientes com mais clareza. Embora a expressão gerenciamento de relacionamento com o cliente seja mais comumente usada para descrever relacionamentos entre clientes e empresas, os sistemas de CRM também gerenciam contatos comerciais, clientes e leads de vendas. Normalmente são plataformas flexíveis que oferecem uma variedade de serviços para melhorar as vendas
Leitura recomendada: O que é software de CRM?
A diferença entre CRM para empresas e pequenas empresas
Normalmente, os aplicativos de CRM são considerados softwares de aplicativos corporativos projetados para grandes empresas com muitos módulos. As soluções de software para grandes empresas geralmente requerem vários funcionários ou até equipes para serem implementadas e usadas com sucesso. Esse nível de análise de dados e gerenciamento de software pode exigir o manuseio do pessoal de TI, e as pequenas empresas normalmente não têm isso disponível. O CRM empresarial geralmente inclui recursos de business intelligence e análises para processar grandes quantidades de dados de clientes de vários aplicativos. Para empresas que vendem produtos, geralmente também possui recursos de gerenciamento empresarial, como rastreamento de estoque.
O software de CRM projetado para pequenas empresas, por outro lado, às vezes é mais personalizável e flexível, especialmente em termos de preços. Isso permite que uma pequena empresa escolha apenas os recursos de que precisa e o pagamento que pode pagar. O CRM para pequenas empresas também pode processar quantidades menores de dados para que as empresas não fiquem sobrecarregadas com as informações dos clientes. Idealmente, deve ser fácil de aprender e usar, para que a equipe de TI não precise estar constantemente disponível para resolver problemas técnicos ou ensinar uma equipe como usar a plataforma.
Recursos de CRM para pequenas empresas
As plataformas de CRM oferecem uma grande variedade de funções para empresas. Estes são apenas alguns destaques:
- Notificações sobre qualquer interação com o cliente (por meio de contas comerciais, e-mails, mídia social, etc.)
- Aplicativos que os desenvolvedores podem criar para se conectar com o software existente (monday.com é um exemplo fantástico disso)
- Integrações com outros aplicativos de negócios
- Serviços de hospedagem em nuvem
- Automação de tarefas rotineiras demoradas para liberar funcionários de pequenas empresas para trabalhar em outras coisas
Dois softwares de CRM para pequenas empresas a serem observados aqui são HubSpot e monday.com. HubSpot é uma das opções de marketing e CRM mais populares para organizações menores. As empresas podem escolher quais segmentos desejam controlar os custos. monday.com, apesar de ser conhecido por sua gestão de projetos, também oferece uma plataforma de CRM com capacidades excepcionais de integração e gestão de vendas e clientes.
5 principais perguntas de CRM
1. O que é CRM?
2. O que é CRM social?
3. O que é painel de CRM?
4. O que é aplicativo corporativo?
5. O que é ERP para pequenas empresas?