3D XPoint é a tecnologia por trás de um novo tipo de memória não volátil desenvolvida em conjunto pela Intel e a Micron Technology. Conforme descrito pela Micron Technology, o 3D XPoint usa uma arquitetura de ponto cruzado sem transistor para criar um tabuleiro de xadrez tridimensional onde as células de memória ficam na intersecção de linhas de palavras e linhas de bits, permitindo que as células sejam tratadas individualmente.
O resultado é que os dados podem ser gravados e lidos em tamanhos pequenos, levando a processos de leitura / gravação rápidos e eficientes. Declarações introdutórias sobre o 3D XPoint sugerem que ele oferecerá 1,000 vezes mais desempenho e durabilidade da tecnologia NAND de hoje.
Memória principal ou armazenamento?
O 3D XPoint pode funcionar como memória principal e também como armazenamento porque não é volátil. Basicamente, isso significa que pode ser usado em conjunto com a DRAM ou como a única tecnologia de memória.
Em agosto de 2015, a Intel revelou que o 3D XPoint seria usado em DIMMs baseados em 3D XPoint para melhorar o desempenho da memória sem nenhuma modificação em seu sistema operacional ou aplicativos.
Este anúncio foi recebido com reações mistas: Embora o DIMM 3D XPoint seja eletronicamente e compatível com pinos DDR4, a solução de compatibilidade da Intel é proprietária.