Dragonchain é um protocolo de blockchain de criptomoeda originalmente desenvolvido pela Disney para permitir mais privacidade de dados do que outros blockchains existentes, como Ethereum e Bitcoin. Tal como acontece com outras formas de blockchain, a tecnologia de razão distribuída da Dragonchain é projetada para fornecer um meio transparente e seguro para rastrear digitalmente a propriedade e transferência de ativos.
Enquanto o Dragonchain se originou como um projeto interno dentro da Disney em 2014, em 2016 a Disney interrompeu seu envolvimento no projeto e o liberou para código aberto. A Dragonchain Foundation foi formada após essa mudança para manter a manutenção do protocolo e agora opera a Dragonchain Inc. como uma empresa comercial para ajudar outras empresas a começar a usar o blockchain.
No final de 2017, a startup Dragonchain lançou uma oferta inicial de moedas (ICO) como DRGN, e levantou aproximadamente $ 13.7 milhões durante uma venda de token em duas fases.
Como funciona a Dragonchain
A tecnologia blockchain da Dragonchain oferece recursos essenciais, como proteção segura de dados e operações críticas de negócios, suporte a várias moedas, agnosticismo monetário e fácil integração com aplicativos de negócios.
Dragonchain também conta com uma combinação de sistemas de verificação básicos e baseados em contexto que utiliza cinco níveis básicos de nós, bem como um nó de verificação de contexto proprietário do tipo Nível “X” quando desejado, que permite às empresas implementar formas adicionais de verificação no topo da base níveis. Os cinco níveis básicos, ou tipos de nós, em Dragonchain são:
- Nível 1 O Business Node, o nível básico para processar transações e aprovar ou recusar transações
- Nível 2 O Enterprise Validation Node, para determinar a validade das decisões de dados enviadas por nós de nível um
- Nível 3 O Nó de Diversidade da Rede, que verifica se há nós errados que podem estar comprometidos, validando e garantindo várias fontes de informação
- Nível 4 O Nó do Parceiro Externo (Notário), um sistema de verificação de terceiros projetado para servir como uma testemunha independente dos dados confirmados e revisados por nós de nível 3 e de nível superior
- Nível 5 O nó de checkpoint público, que serve para interagir com outros blockchains públicos como Bitcoin para fornecer "prova de existência" externa para os blocos cometidos dentro do Dragonchain
O que torna Dragonchain diferente de outros Blockchains
Um dos principais recursos de diferenciação do Dragonchain é sua flexibilidade em permitir que contratos inteligentes sejam utilizados e construídos usando linguagens de programação como Java, Python, C # ou NodeJS. Dragonchain foi desenvolvido com a intenção de tornar mais fácil compartilhar e monetizar esses contratos inteligentes.
Ele também permite que o Dragonchain atue como um “blockchain de blockchains”, em que provedores terceirizados podem desenvolver suas próprias soluções e aplicativos de mercado que se integram com as implementações do Dragonchain existentes enquanto adicionam novas funcionalidades para casos de uso específicos.