Criptossistema

Um criptosistema é um conjunto de algoritmos criptográficos necessários para implementar um serviço de segurança específico, como a criptografia. O termo é uma combinação de sistema criptográfico, significando um sistema de computador que emprega criptografia, que é um método de proteção da informação e comunicação por meio de código para que somente o usuário a quem a informação se destina possa lê-la. Os componentes básicos de um criptossistema incluem:

  • Texto simples: os dados que precisam ser protegidos durante a transmissão
  • Algoritmo de criptografia: um processo matemático que usa um algoritmo para transformar informações em texto cifrado sem sentido e requer o uso de uma chave para transformar os dados de volta em sua forma original.
  • Texto cifrado: a versão embaralhada do texto simples produzido pelo algoritmo de criptografia usando uma chave de criptografia específica.
  • Algoritmo de descriptografia: um processo matemático que produz texto simples para qualquer texto cifrado e chave de descriptografia. O texto cifrado e uma chave de descriptografia são a entrada, o texto simples é a saída.
  • Chave de criptografia: um valor conhecido pelo remetente. O remetente insere a chave de criptografia no algoritmo de criptografia junto com o texto simples para calcular o texto cifrado
  • Chave de descriptografia: um valor conhecido pelo receptor. Ele está relacionado à chave de criptografia, mas nem sempre é idêntico a ela. O receptor insere a chave de descriptografia no algoritmo de descriptografia junto com o texto cifrado para calcular o texto simples.

Os criptossistemas são usados ​​para enviar mensagens com segurança pela Internet, como informações de cartão de crédito ou quaisquer outros dados que precisem ser privados. Um interceptor é uma entidade não autorizada que tenta determinar o texto simples.

Tipos de criptosistemas

Existem dois tipos de criptosistemas categorizados pelo método usado para criptografar dados:

  • Criptografia de chave simétrica: Um sistema de criptografia no qual o remetente e o destinatário de uma mensagem compartilham uma única chave comum que é usada para criptografar e descriptografar a mensagem.
  • Criptografia de chave assimétrica: Um sistema de criptografia no qual diferentes chaves são usadas para criptografar e descriptografar, sendo as chaves matematicamente relacionadas. Cada parte tem seu próprio par de chaves trocadas durante a transmissão.

O diagrama abaixo mostra o processo do criptosistema que ocorre quando um remetente deseja enviar uma mensagem secretamente a um receptor.