O Rational Unified Process, ou RUP, é um método ágil de desenvolvimento de software da Rational, uma divisão da IBM. Ele atua como um mentor online, fornecendo diretrizes, exemplos e modelos para todos os estágios e aspectos do desenvolvimento do programa. O desenvolvimento de um projeto ou software é dividido em quatro fases com várias atividades ocorrendo durante cada fase. O RUP é considerado iterativo ou repetitivo porque as atividades principais do processo se repetem ao longo do projeto. Seus componentes podem ser ajustados e as fases do ciclo repetidas até que o projeto ou software atenda aos seus requisitos, tornando-o ágil.
Dimensões do Rational Unified Process
O RUP deve ser visto em duas dimensões: tempo e processo.
A dimensão do tempo tem quatro fases:
Fase de iniciação
Esta fase é onde a ideia ou estrutura básica do projeto é determinada. A equipe se reúne regularmente para verificar a viabilidade, adequação e necessidade. Ele garante que o orçamento atenda ao custo esperado do projeto.
Fase de elaboração
Os desenvolvedores avaliam a arquitetura do software e os requisitos do sistema nesta fase. Isso inclui verificar o plano de desenvolvimento do projeto, desenvolver o manual do usuário e criar protótipos para lidar com os riscos.
Fase de construção
Essa etapa garante a construção de todo o sistema de software, incluindo seus componentes e funcionalidades. Além de a maior parte da codificação ocorrer nesta fase, a equipe garante que os custos e meios sejam controlados e que o sistema de software totalmente concluído seja entregue.
Fase de transição
O principal objetivo desta fase é a transferência do produto para seu novo usuário. É quase certo que surjam problemas e erros e exijam que sejam feitas alterações. A fase de transição garante que a transferência ocorra sem problemas.
A dimensão do processo tem seis fases:
Modelagem corporativa
O RUP garante que o usuário e o sistema se comuniquem adequadamente, criando uma linguagem universal e oferecendo processos. Isso diminui a ineficiência em várias áreas.
Requisitos
Esta fase descreve o que o sistema deve fazer e sua função, que o usuário e o desenvolvedor devem concordar na primeira fase.
Análise e design
A análise e o design servem como o modelo do processo e mostram como o sistema é realizado. Ele garante que atenda aos requisitos e execute todas as suas tarefas.
Implementação
O objetivo desta fase é construir todo o sistema e testar e liberar seus componentes.
ensaio
O teste verifica a integração adequada do software e seus componentes. Ele identifica defeitos e problemas e garante que eles sejam resolvidos.
Inscrição
Isso inclui liberar um sistema de software e permitir que o usuário trabalhe com o sistema sem falhas.
O RUP é semelhante em conceito à Programação Extrema, pois apenas o que é útil e necessário é produzido e o plano de desenvolvimento é atualizado ao longo do processo. Ambos os métodos buscam desenvolver um sistema de melhores práticas no desenvolvimento de software.