O Google Classroom é uma ferramenta de colaboração gratuita baseada na Internet desenvolvida pelo Google como parte do G Suite for Education. Com uma conta do Google, os educadores podem usar a plataforma para criar uma sala de aula virtual, convidar alunos para aulas ao vivo e registrar as notas dos alunos. O Google Sala de aula também incentiva a participação dos pais. Os professores podem convidar os pais para o Google Sala de aula para compartilhar resumos dos trabalhos dos alunos e receber resumos automatizados por e-mail dos trabalhos dos alunos e anúncios da aula.
O Google Classroom foi originalmente lançado em 2014 como uma ferramenta exclusiva para sistemas escolares. Oferecia suporte para professores e alunos, mas exigia a verificação da conta da administração escolar mais ampla. Em 2017, o Google removeu o requisito do G Suite for Education e expandiu a capacidade de hospedar ou ingressar em aulas para qualquer titular de conta básica do Google. Desde que a plataforma Classroom foi disponibilizada ao público, o Google também lançou uma série de atualizações de IU, opções de personalização e suporte a widget / integração adicionado.
Uma das maiores preocupações do Google Sala de aula entre educadores, alunos e pais são os recursos de privacidade e segurança. Por ser uma plataforma gratuita, muitos críticos do Google Classroom examinaram Práticas de coleta de dados do Google a quantidade de dados coletados e como eles são usados. Da mesma forma, um grande volume de relatórios surgiram em 2020, descrevendo usuários anônimos acessando as reuniões do Google Sala de aula sem autorização dos instrutores. O Google respondeu a esses relatórios anunciando que, por padrão, os usuários devem estar logados em uma conta do Google para acessar uma reunião do Google Classroom.
Integrações do Google Classroom
Embora o Google Classroom seja uma ferramenta relativamente básica por si só, ele integra outros aplicativos do G Suite e de desenvolvedores terceirizados para criar uma plataforma de colaboração robusta. Especificamente, ele depende de uma série de ferramentas para fornecer aos professores as ferramentas de que precisam para facilitar o ensino à distância, incluindo:
- Gmail: Uma plataforma de e-mail que organiza as mensagens do Classroom junto com outros e-mails.
- Documentos, Planilhas e Apresentações: Um conjunto de ferramentas de processamento de texto, planilha e apresentação que oferecem suporte à edição e colaboração em tempo real.
- Formulários: Uma ferramenta de pesquisa para criar questionários e coletar informações dos alunos.
- Conheça: Uma plataforma de videoconferência para hospedar instruções ao vivo e reuniões 1: 1.
- Calendário: Uma ferramenta de agendamento para manter o controle de reuniões, aulas e datas de entrega de tarefas.
- DRIVE: Uma plataforma de armazenamento baseada em nuvem para salvar e compartilhar planos de aula, atribuições e apresentações.