Um servidor da web de código aberto é um software de domínio público projetado para fornecer páginas da web pela World Wide Web. Como o software de servidor Web proprietário, ele é executado em um computador conectado à Internet, identificado exclusivamente por um endereço IP. Um servidor que hospeda um site recebe solicitações de URL para um recurso ou página da web de clientes usando seu navegador. Ele procura a página da web em seu diretório, busca-a e envia a página da web para o navegador do cliente. Se não for possível encontrar o recurso, ele enviará uma mensagem de erro. A comunicação entre o cliente e o servidor é facilitada usando o protocolo de transferência de hipertexto (http) ou sua versão segura, https.
O código-fonte dos servidores da web de código aberto pode ser visualizado, copiado, alterado e compartilhado gratuitamente, aceitando os termos de sua licença. Os termos podem variar de software para software, mas as licenças de código aberto geralmente concedem aos usuários permissão para usar o software para qualquer finalidade. Os servidores da web de código aberto são servidores de nível comercial que podem ser usados por um indivíduo, um grupo de pessoas ou uma organização inteira. Ele pode hospedar vários sites e fornecer diretórios para conteúdo da web estático e dinâmico. Os servidores da web de código aberto também podem incluir alguns ou todos os seguintes recursos:
- Suporta uploads e downloads de arquivos usando protocolo de transferência de arquivos (ftp)
- Salvar a entrada do usuário enviada em formulários da web
- Armazenamento temporário ou cache de documentos da web
- Balanceador de carga baseado em software para tráfego da web
- Atuar como servidor proxy reverso
- Proxy para um servidor de email
- Serve como um Gateway CGI e API
- Fornece recursos de segurança, por exemplo, contra ataque DDoS
- Otimize os recursos de hardware
- Suporta outros protocolos de comunicação
De acordo com pesquisas recentes sobre a participação no mercado de servidores web, os dois principais servidores web de código aberto são o servidor web Apache e o Nginx, cujas participações combinadas capturam mais de 65 por cento. O servidor web IIS proprietário da Microsoft vem em seguida, seguido por outro produto corporativo comercial da LiteSpeed Technologies. No entanto, a mesma empresa oferece uma versão de servidor da web de código aberto chamada OpenLiteSpeed.