Abreviação de formato de intercâmbio gráfico, um GIF (pronuncia-se jiff ou giff) é um formato de arquivo gráfico mapeado em bits usado pela World Wide Web em várias configurações. Desenvolvidos pela CompuServe, os GIFs serviam originalmente para compactar imagens coloridas para que pudessem ser compartilhadas sem diminuir a memória do computador. Na época, os GIFs eram usados principalmente para imagens estáticas, mas os PNGs acabaram assumindo o papel de formato de arquivo de imagem digital padrão e os GIFs se tornaram a principal forma de compartilhar imagens animadas online.
Como os GIFs são feitos?
Os GIFs são amplamente democráticos por natureza, muitas ferramentas on-line podem pegar qualquer URL ou arquivo carregado pelo usuário, extrair as imagens relevantes e criar um arquivo GIF exportável que pode ser usado em blogs, painéis de mensagens, fóruns da comunidade, publicações em mídias sociais etc. Como os GIFs são fundamentalmente uma série de imagens estáticas unidas para criar uma animação, aplicativos de design como Photoshop e GIMP permitem que os usuários criem GIFs personalizados do início ao fim, o que torna os GIFs uma ferramenta poderosa para os profissionais de marketing envolverem seu público. É importante observar que os GIFs suportam apenas até 256 cores e geralmente vêm com um tamanho de arquivo grande, o que torna os vídeos HTML5 um concorrente em ascensão nas animações online.
Os GIFs estão sujeitos a direitos autorais?
Os GIFs são protegidos pela doutrina de uso justo nos Estados Unidos, o que significa que os GIFs podem usar material de mídia protegida por direitos autorais (filmes, programas de televisão, vídeos virais etc.) de acordo com os seguintes critérios:
- Finalidade e caráter do uso, incluindo se o uso é de natureza comercial ou para fins educacionais sem fins lucrativos
- Natureza do material protegido por direitos autorais
- Quantidade e substancialidade da parte usada em relação à obra protegida por direitos autorais como um todo
- Efeito do uso sobre o mercado potencial ou valor da obra protegida por direitos autorais
Muitos processos judiciais ao longo da história dos Estados Unidos iluminaram a flexibilidade da doutrina do uso justo, mas o GIF como meio ainda não foi contestado sob esta lei. No entanto, casos de grandes empresas de mídia e outras organizações que buscam proteger sua propriedade intelectual (como a Disney, a NFL e até mesmo o Comitê Olímpico Internacional) estabeleceram precedentes culturais para o uso generalizado de GIFs. Giphy, um banco de dados e criador de GIFs on-line, é considerado por muitas empresas como um moderador confiável de debates sobre violações de GIFs e removerá qualquer GIF criado pela comunidade que viole as políticas do Digital Millennium Copyright Act (DMCA).