Um algoritmo é um conjunto finito de etapas bem definidas para resolver uma classe de problemas ou realizar um cálculo. Em termos mais simples, é um conjunto de diretrizes que descreve como realizar uma tarefa. Para ser classificado como um algoritmo, um conjunto de regras deve ser inequívoco e ter um ponto de parada claro. Ele pode ser expresso em qualquer idioma, desde linguagens naturais como o inglês ou francês até linguagens de programação como a linguagem R.
Em sistemas de computador, um desenvolvedor cria um programa essencialmente escrevendo um conjunto de algoritmos. Ele é escrito para computadores para produzir uma saída a partir de uma determinada entrada. Algoritmos são usados para produzir resultados mais rápidos e são essenciais para o processamento de dados. Muitos programas de computador contêm algoritmos que detalham instruções específicas em uma ordem específica para realizar uma tarefa específica, como o cálculo do salário de um funcionário.
Exemplos de algoritmos
Um exemplo comum e simples de um algoritmo é uma receita. É uma lista finita de instruções usadas para executar uma tarefa. Normalmente, essas etapas devem ser realizadas em uma sequência específica para atingir o resultado desejado. Outros algoritmos bem conhecidos incluem:
- PageRank do Google: Um conjunto de algoritmos que o Google usa para determinar a importância das páginas do site indexadas por seu mecanismo de busca. Ele foi projetado para decidir a ordem em que os resultados da pesquisa seriam exibidos. O PageRank expirou em setembro de 2019, mas foi o primeiro algoritmo que o Google usou.
- Algoritmo de linha do tempo do Facebook: O conjunto de algoritmos que determina o conteúdo que um usuário vê e em que ordem. Baseia-se em uma série de parâmetros (gostos pessoais, resposta a conteúdos anteriores, etc.). O algoritmo é constantemente atualizado para melhorar a experiência do usuário.
- Algoritmos de negociação de alta frequência: Algoritmos usados globalmente por instituições financeiras para lançar ordens no mercado com base no lucro esperado e nas condições de mercado em um determinado momento.
- Algoritmo de Round Robin: Usado por planejadores de processo e rede em computação para atribuir fatias de tempo a cada processo em porções iguais em uma ordem circular. Ele pode determinar a quantidade de tempo que a CPU de um computador gastará em cada um dos processos em andamento.