Criptografia

Criptografia é o processo de tradução de dados em um formato secreto para que apenas partes autorizadas possam entender as informações. Texto simples, ou dados legíveis que não são criptografados, são convertidos em texto cifrado ou dados embaralhados ilegíveis. A criptografia pega dados legíveis e os altera para que pareçam aleatórios. Isso é feito para proteger e garantir a confidencialidade dos dados transmitidos por meio de uma rede.

Para ler um arquivo criptografado, o destinatário deve ter acesso a uma chave secreta ou senha que permite traduzir as informações de volta à sua forma original. Esse processo é chamado de descriptografia.

Embora pareça aleatória, a criptografia requer o uso de uma chave de criptografia. Essa chave consiste em uma sequência de caracteres usada em combinação com um algoritmo para transformar o texto simples em texto cifrado e vice-versa. Cada chave é única.

Tipos de criptografia

Existem dois tipos principais de criptografia: assimétrica (também conhecida como criptografia de chave pública) e simétrica. A maior diferença entre os dois é que a criptografia simétrica usa uma chave para criptografia e descriptografia, e a criptografia assimétrica usa uma chave pública para criptografar e uma chave privada para descriptografar. A criptografia simétrica é a técnica mais simples e mais usada. Embora a criptografia assimétrica demore mais para ser executada devido à lógica complexa envolvida, é a melhor escolha do ponto de vista da segurança.

Exemplos de criptografia

  • Padrão de criptografia de dados (DES): DES é um padrão de criptografia de baixo nível estabelecido pelo governo dos Estados Unidos em 1977. O DES usa uma chave de 56 bits e usa o método de codificação de bloco, que divide o texto em blocos de 64 bits e criptografa eles. Devido aos avanços tecnológicos, o DES é relativamente obsoleto para proteger dados confidenciais.
  • DES triplo: DES triplo executa a criptografia DES três vezes. Ele criptografa, descriptografa e, em seguida, criptografa novamente os dados. Ele fortalece o padrão DES original.
  • Algoritmo RSA: RSA significa Rivest, Shamir e Adelman, os inventores da técnica. O algoritmo é baseado na suposição de que não existe uma maneira eficiente de fatorar números muito grandes. Deduzir uma chave RSA, portanto, requer uma quantidade extraordinária de capacidade e tempo de processamento do computador.
  • Advanced Encryption Standard (AES): a partir de 2002, AES é o padrão do governo dos Estados Unidos, substituindo o DES. Ele funciona em várias camadas de rede simultaneamente e é usado em todo o mundo.