O Microsoft Band é um pequeno dispositivo de “computação vestível” usado no pulso do usuário. Embora sua forma seja mais uma banda em linha com uma banda de fitness como Fitbits e Nike Fuelbands, como um dispositivo de computação vestível também compete com smartwatches como o Apple Watch.
Também conhecido simplesmente como “Band”, o Microsoft Band oferece uma série de recursos, começando com a capacidade de visualizar mensagens de texto, chamadas recebidas em seu smartphone, notificações de correio de voz, atualizações do Facebook e novos tweets.
O serviço Microsoft Health é outro componente significativo do Microsoft Band, e sua funcionalidade inclui rastreamento de frequência cardíaca 24 horas, rastreamento de sono, um sensor GPS integrado para rastrear corridas e outros exercícios, um monitor UV para monitorar a exposição ao sol, uma nuvem serviço para armazenamento e análise de dados de saúde e condicionamento físico e um aplicativo para smartphones e tablets para visualização de insights da Microsoft Health.
Microsoft Band oferece compatibilidade cruzada com dispositivos móveis
Um recurso um tanto surpreendente do Microsoft Band é que ele oferece suporte para várias plataformas, o que significa que funcionará com dispositivos Apple iOS e Google Android, além de Windows Phones. No entanto, alguns recursos, como a integração com a Cortana para direção assistida por voz e funcionalidade do Microsoft Band, só funcionarão em dispositivos Windows Phone.
Enquanto o Apple Watch é vendido por US $ 349 ou mais, a Microsoft definiu o preço para o Microsoft Band em US $ 199. Os atuais parceiros da Microsoft Band incluem MyFitnessPal, MapMyFitness, RunKeeper e UP by Jawbone.
Microsoft Banda 2
Em outubro de 2015, a Microsoft anunciou uma nova versão do Band, o Microsoft Band 2. Além de alguns novos recursos, como um sensor barômetro para rastreamento de elevação, a principal diferença no novo Band é uma tela curva colorida que substitui a tela plana e fornece a pulseira vestível com um design mais atraente e confortável.
A tela AMOLED Corning Gorilla Glass 3 na Banda 2 também é um pouco maior e oferece resolução de 320 x 128 pixels em comparação com 320 x 106 pixels na banda original.
A nova banda vem com pelo menos uma desvantagem, porém, em comparação com a banda original. O Microsoft Band 2 é vendido por US $ 249, um salto de US $ 50 no preço do Band da primeira geração.
Microsoft descontinua os dispositivos Band Wearable
Em outubro de 2016, a Microsoft anunciou que interromperia a produção dos dispositivos de computação vestíveis da Microsoft Band. Como resultado, o Microsoft Banda 3 que era esperado para ver uma estreia no final de 2016 não seria lançado.