Redes de longa distância definidas por software (SD-WAN) são uma abordagem à conectividade de rede que melhora o desempenho do aplicativo, acelera a produtividade e simplifica o gerenciamento da rede. SD-WAN usa tecnologia de virtualização para aplicar os benefícios da rede definida por software a redes tradicionais centradas em roteador e baseadas em hardware para direcionar o tráfego de forma mais inteligente em uma rede de longa distância (WAN).
WAN tradicional vs. SD-WAN
O objetivo de uma WAN tradicional é conectar usuários em filiais a aplicativos hospedados em centros de dados locais a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Isso foi conseguido direcionando o tráfego entre roteadores, geralmente usando uma conexão Multiprotocol Label Switching (MPLS). O tráfego era direcionado com base em endereços IP e listas de controle de acesso, com funções de controle distribuídas por todos os roteadores da rede.
A maioria dos aplicativos agora são hospedados na nuvem devido à adoção de software como serviço (SaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS). As arquiteturas WAN tradicionais não conseguem lidar com esse influxo de tráfego na nuvem de maneira eficiente.
Isso criou a necessidade de encontrar novos métodos para direcionar o tráfego, como enviar tráfego da nuvem para um data center local antes de ser enviado para a Internet resulta em latência, degradação do desempenho do aplicativo, largura de banda cara e vulnerabilidades de segurança. O SD-WAN reconhece os aplicativos, portanto, direciona o tráfego pela rede com base nos requisitos de negócios para os aplicativos, como prioridade, desempenho e políticas de segurança.
SD-WAN é capaz de hospedar aplicativos em todas as plataformas, incluindo centros de dados locais, filiais e nuvens públicas ou privadas. Ele também pode aproveitar qualquer combinação de serviços de transporte, incluindo MPLS, internet banda larga e 4G / 5G LTE.
Melhor desempenho e produtividade
Um direcionamento de tráfego mais eficiente significa melhor desempenho do aplicativo. Alta disponibilidade com serviço previsível significa que as equipes podem ser mais ágeis com seus fluxos de trabalho. Isso leva a uma melhor experiência do usuário e, em última análise, melhora a produtividade.
Gestão centralizada
SD-WAN desacopla o hardware de rede, ou o plano de encaminhamento de dados, da função de controle para simplificar o gerenciamento e as operações. Um painel único e centralizado facilita a configuração e o gerenciamento da WAN. As políticas que controlam como os aplicativos são entregues aos usuários são definidas centralmente e atribuídas automaticamente em potencialmente milhares de dispositivos SD-WAN conectados a uma rede. Os administradores também podem obter relatórios sobre o desempenho do aplicativo e da WAN.