O escalpelamento de pacotes vazios é um esquema de comércio eletrônico em que um negócio online aumenta as estatísticas de entrega de pacotes bem-sucedidos em plataformas de comércio eletrônico populares, enviando e rastreando a entrega bem-sucedida de pacotes falsos ou vazios. Essa fraude de comércio eletrônico foi descoberta pela primeira vez quando usada por várias lojas online populares na China, onde os comerciantes trabalharam com fornecedores de serviços de remessa e entrega estabelecidos para aumentar os registros positivos de remessa.
Como funciona o esquema
Nesse esquema, as vítimas têm informações pessoais, incluindo seu nome e endereço de correspondência, vazadas para proprietários de lojas de comércio eletrônico inescrupulosos que enviam pacotes leves de “lixo” ou envelopes acolchoados vazios para o endereço internacional.
Um relatório investigativo do The Beijing News (2016) revelou que vários proprietários de lojas online aumentaram as estatísticas de vendas por meio de entregas de pacotes falsos usando sites de serviço de “pacote vazio” e serviços de entrega. Em alguns casos, o dono da loja forneceria uma declaração conhecida no pacote, como “Já inspecionado” e a transportadora saberia descartar o pacote e marcá-lo como entregue. Outras vezes, as vítimas com informações pessoais vazadas recebiam um pacote, geralmente pedaços de papel, pedaços de pano, lenços de papel e outros itens inúteis. Até o momento, as vítimas do esquema de escalpelamento de embalagens vazias não foram associadas a outros tipos de fraude.
Descrição da imagem: Este Postagem Imgur no Facebook afirma mostrar um pacote inesperado enviado da China, um exemplo de escalpelamento de pacote.
Melhores números aumentam a confiança
O objetivo, para o comerciante de e-commerce, é inflar as vendas online e as avaliações da loja, a fim de dar aos compradores em potencial a confiança para fazer uma compra. Quando um cliente nota uma alta taxa de itens enviados com sucesso, ele confia mais na loja online e está disposto a fazer negócios com o comerciante. Embora tenha havido pouca cobertura legal e da mídia sobre o assunto de escalpelamento de embalagens vazias, as pessoas que recebem essas embalagens acessam as redes sociais e sites de compartilhamento de imagens para exibir imagens do conteúdo das embalagens fraudulentas.
Scalping da embalagem não é escovar
O escalpelamento de pacote vazio é semelhante, mas não igual a escovar, outro tipo de fraude de e-commerce em que os lojistas combinam com antecedência o envio de caixas vazias para “brushers” que fazem compras no site ou plataforma de e-commerce. Na escovação, o comprador concorda em escrever comentários positivos sobre a transação em troca da devolução do preço de compra e uma taxa adicional de escovação.