Wi-Fi é uma tecnologia de rede sem fio que usa ondas de rádio para fornecer acesso sem fio de alta velocidade à Internet. Um equívoco comum é que o termo Wi-Fi é a abreviação de “fidelidade sem fio”; no entanto, Wi-Fi é uma frase de marca registrada que se refere aos padrões IEEE 802.11x.
O Wi-Fi se originou no Havaí em 1971, onde uma rede de pacotes UHF sem fio chamada ALOHAnet foi usada para conectar as ilhas. Protocolos posteriores desenvolvidos em 1991 pela NCR e AT&T chamados WaveLAN tornaram-se os precursores dos padrões IEEE 802.11.
A Wi-Fi Alliance foi formada em 1999 e atualmente possui a marca registrada Wi-Fi. Ele define especificamente Wi-Fi como qualquer "produto de rede local sem fio (WLAN) baseado nos padrões 802.11 do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE)".
Inicialmente, o Wi-Fi foi usado no lugar apenas do padrão 2.4 GHz 802.11b, no entanto, a Wi-Fi Alliance expandiu o uso genérico do termo Wi-Fi para incluir qualquer tipo de rede ou produto WLAN baseado em qualquer um dos 802.11 padrões, incluindo 802.11b, 802.11a, etc. em uma tentativa de impedir a confusão sobre a interoperabilidade de LAN sem fio.
Como funciona o Wi-Fi?
As redes Wi-Fi não têm conexão física com fio entre o remetente e o destinatário. Em vez disso, eles funcionam usando tecnologia de radiofrequência (RF), uma frequência dentro do espectro eletromagnético associado à propagação de ondas de rádio. Quando uma corrente de RF é fornecida a uma antena, um campo eletromagnético é criado e então é capaz de se propagar através do espaço.
A pedra angular de qualquer rede sem fio é um ponto de acesso (AP). A tarefa principal de um ponto de acesso é transmitir um sinal sem fio que os computadores podem detectar e usar para estabelecer uma conexão com a rede. Para se conectar a um ponto de acesso e ingressar em uma rede sem fio, os computadores e dispositivos devem estar equipados com adaptadores de rede sem fio.
Leitura recomendada: Como funcionam as redes sem fio
Wi-Fi x Internet
O Wi-Fi e a Internet estão intimamente relacionados e costumam ser usados de forma intercambiável, mas há diferenças importantes entre os dois. Em primeiro lugar, a Internet é uma rede de longa distância (WAN) que usa uma série de protocolos para transmitir informações entre redes e dispositivos em todo o mundo. O Wi-Fi, por outro lado, é simplesmente um meio de conectar dispositivos sem cabos.
É perfeitamente possível ter uma conexão Wi-Fi sem acesso à Internet se não houver um modem ou serviço de Internet de um ISP. Por esse motivo, a intensidade do sinal de uma rede Wi-Fi não está diretamente relacionada à velocidade da Internet que um usuário pode experimentar quando conectado. É também por isso que problemas isolados de conectividade com a Internet geralmente são atribuídos ao dispositivo do usuário ou ao roteador da rede Wi-Fi, e não ao serviço do ISP.
Dispositivos habilitados para Wi-Fi
O Wi-Fi é compatível com muitos aplicativos e dispositivos, incluindo consoles de videogame, dispositivos domésticos inteligentes, tablets, telefones celulares e outros tipos de eletrônicos de consumo. Esse nível de suporte às vezes requer uma diferenciação entre Wi-Fi e Internet das Coisas (IoT). Enquanto o Wi-Fi costuma ser usado como um componente da IoT, um ecossistema IoT completo é muito mais complexo e permite que vários dispositivos se comuniquem uns com os outros simultaneamente. Com o Wi-Fi, a comunicação geralmente é restrita a um canal entre o usuário e um dispositivo por vez.
Todos os produtos testados e aprovados como “Wi-Fi Certified” (uma marca registrada) pela Wi-Fi Alliance têm garantia de interoperabilidade entre si, mesmo que sejam de fabricantes diferentes. Isso significa que um usuário com um produto certificado para Wi-Fi pode usar qualquer marca de roteador ou modem com qualquer outra marca de hardware cliente que também seja considerada Wi-Fi Certified.
Os produtos aprovados nesta certificação devem ter um selo de identificação em sua embalagem que declara "Certificado para Wi-Fi" e indica a banda de frequência de rádio usada (2.5 GHz para 802.11b, 802.11g ou 802.11n e 5 GHz para 802.11a) . Novas gerações do padrão 802.11x são lançadas a cada poucos anos para oferecer melhor desempenho e segurança.
As 5 principais perguntas relacionadas ao Wi-Fi
- O que é Wi-Fi Alliance?
- O que é wireless?
- O que é Wireless Lan (WLAN)?
- O que é o 802.11?
- O que é Wi-Fi habilitado?