MPEG

Abreviatura de MOving Pimagem Experts Group, e pronunciado m-peg, é um grupo de trabalho da ISO. O termo também se refere à família de padrões de compressão de vídeo digital e formatos de arquivo desenvolvidos pelo grupo. MPEG geralmente produz vídeo de melhor qualidade do que formatos concorrentes, como Video for Windows, Indeo e QuickTime. Arquivos MPEG anteriormente em PCs precisavam de decodificadores de hardware (codecs) para o processamento MPEG. Hoje, entretanto, os PCs podem usar codecs apenas de software, incluindo produtos da RealNetworks, QuickTime ou Windows Media Player.

Os algoritmos MPEG compactam dados para formar pequenos bits que podem ser facilmente transmitidos e descompactados. O MPEG atinge sua alta taxa de compactação, armazenando apenas as alterações de um quadro para outro, em vez de cada quadro inteiro. A informação do vídeo é então codificada usando uma técnica chamada Discreto COsine Transformar (DCT). MPEG usa um tipo de compressão com perdas, uma vez que alguns dados são removidos. Mas a diminuição dos dados geralmente é imperceptível ao olho humano.

Os principais padrões MPEG incluem o seguinte;

  • MPEG-1: As implementações mais comuns do padrão MPEG-1 fornecem uma resolução de vídeo de 352 por 240 a 30 quadros por segundo (fps). Isso produz qualidade de vídeo ligeiramente abaixo da qualidade de vídeos de videocassete convencionais.
  • MPEG-2: Oferece resoluções de 720 × 480 e 1280 × 720 a 60 qps, com áudio com qualidade de CD total. Isso é suficiente para todos os principais padrões de TV, incluindo NTSC e até mesmo HDTV. MPEG-2 é usado por DVD-ROMs. O MPEG-2 pode compactar um vídeo de 2 horas em alguns gigabytes. Enquanto a descompactação de um fluxo de dados MPEG-2 requer apenas um poder de computação modesto, a codificação de vídeo no formato MPEG-2 requer muito mais poder de processamento.
  • MPEG-3: Foi projetado para HDTV, mas foi abandonado no lugar do uso de MPEG-2 para HDTV.
  • MPEG-4: Um padrão de algoritmo de compressão de vídeo e gráficos baseado em MPEG-1 e MPEG-2 e na tecnologia Apple QuickTime. Os arquivos MPEG-4 baseados em Wavelet são menores do que os arquivos JPEG ou QuickTime, portanto, são projetados para transmitir vídeo e imagens em uma largura de banda mais estreita e podem misturar vídeo com texto, gráficos e camadas de animação 2-D e 3-D. O MPEG-4 foi padronizado em outubro de 1998 no documento ISO / IEC 14496. Consulte MPEG-4.
  • MPEG-7: Formalmente chamado de Interface de descrição de conteúdo multimídia, o MPEG-7 fornece um conjunto de ferramentas para descrever completamente o conteúdo multimídia. O MPEG-7 foi desenvolvido para ser genérico e não direcionado a uma aplicação específica.
  • MPEG-21: Inclui uma linguagem de expressão de direitos (REL) e um dicionário de dados de direitos. Ao contrário de outros padrões MPEG que descrevem métodos de codificação de compressão, MPEG-21 descreve um padrão que define a descrição do conteúdo e também os processos para acessar, pesquisar, armazenar e proteger os direitos autorais do conteúdo. Consulte MPEG-21.