Um disco (ou disquete) é uma placa plana e redonda na qual os dados podem ser codificados e armazenados. Os discos fixos na forma de discos rígidos são um componente comum do sistema de armazenamento de um computador, mas a maioria das outras formas de hardware de disco (disquetes, CD-ROMs, etc.) tornaram-se obsoletas.
Acessar dados de um disco não é tão rápido quanto acessar dados da memória principal, mas os discos são muito mais baratos. E, ao contrário da RAM, os discos retêm os dados mesmo quando o computador está desligado. Conseqüentemente, os discos têm sido historicamente o meio de armazenamento preferido para a maioria dos tipos de dados, mas estão lentamente sendo substituídos por novas formas de armazenamento, como unidades flash, unidades de estado sólido e armazenamento em nuvem.
Disco vs. disco
Como várias outras variações de grafia comuns, a maior parte da distinção disco / disco vem das diferenças nas convenções de ortografia do inglês americano e do inglês britânico. Nos Estados Unidos, “disco” é o uso comum, enquanto “disco” é preferido no Reino Unido.
Existem também distinções que são relevantes para a biologia e o hardware do computador, independentemente da localização geográfica. Em ambientes médicos, “disco” deve ser usado em todas as referências anatômicas (disco óptico, disco espinhal, etc.). Em engenharia da computação, “disco” é a grafia preferida, exceto em contextos audiovisuais como disc jockey (DJ), disco compacto (CD) ou disco versátil digital (DVD).
Tipos de discos
Existem dois tipos básicos de discos no reino de hardware de computador: discos magnéticos e discos ópticos.
Discos magnéticos
Os dados são codificados em discos magnéticos usando polaridades magnetizadas; isso significa que as reversões de fluxo entre os domínios positivos e negativos no disco são interpretadas como dados binários. Um usuário pode registrar e apagar dados em um disco magnético qualquer número de vezes. Os discos magnéticos vêm em várias formas diferentes:
- Disquete: um disquete típico de 5 polegadas pode conter 360 KB ou 1.2 MB. Os disquetes de 3 polegadas normalmente armazenam entre 400 KB e 1.44 MB de dados. Os disquetes estão obsoletos hoje, mas ainda são referenciados em alguma iconografia moderna.
- Disco rígido: os discos rígidos podem armazenar até 20 TB de dados. Eles ainda são usados em sistemas de computador modernos, embora unidades de estado sólido (SSDs) sejam mais comuns.
- Cartucho removível: os cartuchos removíveis são discos rígidos portáteis envoltos em um cartucho de metal ou plástico. Os cartuchos removíveis são rápidos, embora geralmente não tão rápidos quanto os discos rígidos fixos.
Discos óticos
Os discos óticos gravam dados queimando buracos microscópicos na superfície do disco com um laser. Para ler o disco, outro feixe de laser ilumina o disco e detecta os orifícios por meio de mudanças no padrão de reflexão. Os discos óticos vêm em três formas básicas:
- CD-ROM: Significa Memória Compact Disc-Read Only. A maioria dos discos ópticos são somente leitura, o que significa que vêm pré-preenchidos com dados. Os usuários podem ler os dados de um CD-ROM, mas não podem modificar, excluir ou gravar novos dados.
- WORM: Significa Write-Once, Read-Many. Os discos WORM podem ser gravados uma vez e, em seguida, lidos várias vezes; no entanto, uma unidade de disco WORM especial é necessária para gravar dados em um disco WORM.
- Ótico apagável (EO): os discos EO podem ser lidos, gravados e apagados da mesma forma que os discos magnéticos.
O que é uso de disco?
Não deve ser confundido com capacidade, o uso do disco é a porcentagem de armazenamento que é ocupada em um determinado momento. A capacidade do disco ou espaço do disco é o espaço total que o disco mantém, incluindo o que é usado e não usado. Dependendo do tipo de disco e de como ele está sendo usado, o uso excessivo do disco pode impedir o desempenho geral do computador. Semelhante à capacidade, o uso do disco é medido em kilobytes (KB), megabytes (MB), gigabytes (GB) e terabytes (TB).