Terceirização de TI

Terceirização de TI é a prática de usar recursos externos, ou subcontratar, algumas ou todas as funções de tecnologia da informação (TI) exigidas por um negócio. Essas funções podem incluir infraestrutura, desenvolvimento de software, estratégia de direção, manutenção e execução da central de serviços e outras funções.

Os fornecedores de terceirização de TI podem fornecer um serviço totalmente gerenciado, o que significa que assumem total responsabilidade por toda a manutenção e suporte de TI, ou podem fornecer suporte adicional para uma equipe de TI interna quando necessário, o que é conhecido como suporte de TI co-fornecido. Uma empresa que usa a terceirização de TI pode escolher usar um fornecedor para todas as suas funções de TI ou dividir o trabalho entre vários fornecedores. Os serviços de TI específicos normalmente terceirizados incluem:

  • Desenvolvimento de aplicações
  • Hospedagem na web
  • Suporte de aplicativo
  • Desenvolvimento de banco de dados
  • Telecomunicações
  • Trabalho em rede
  • A recuperação de desastres
  • Segurança

Benefícios da terceirização de TI

As empresas optam por terceirizar suas funções de TI por vários motivos. Alguns são listados abaixo.

Custos de TI reduzidos

A terceirização de funções de TI transforma custos fixos de TI em custos de TI variáveis, o que significa que você paga apenas pelo que usa. O custo associado à contratação de um funcionário de TI em tempo integral é eliminado, como treinamento, seguro, impostos trabalhistas e planos de aposentadoria.

Seleção global

Recursos e habilidades que podem não estar disponíveis para contratação local podem ser abundantes em outros lugares. A terceirização permite um alcance global de profissionais de TI. Além disso, pode não haver ninguém internamente na empresa que possa gerenciar todas as necessidades de TI. A terceirização é uma alternativa viável.

Implementação

Um provedor de terceirização de TI tem os recursos e experiência para iniciar novos projetos imediatamente. Isso significa que a implementação da nova tecnologia é feita rapidamente e sem a preocupação de que tenha sido feita de forma incorreta.

Conformidade e segurança

Existem muitos padrões de conformidade e segurança que uma empresa deve seguir, como o padrão de conformidade PCI, firewalls atualizados e instalação DMZ. A contratação de um fornecedor de terceirização de TI permitirá que uma empresa minimize o risco associado à manutenção de dados do cliente, informações confidenciais e protocolos de segurança.

Desvantagens da terceirização de TI

A terceirização de TI pode ser difícil se houver barreiras linguísticas. Quando uma explicação clara de um problema ou solução é necessária, tanto o funcionário quanto o fornecedor são afetados por uma comunicação pouco clara. Além disso, diferentes fusos horários adicionam outra barreira à comunicação e coordenação. Também há uma chance de perda de qualidade, a menos que muito tempo seja investido na seleção de fornecedores de terceirização de TI.

Tipos de terceirização

As funções de terceirização de TI oferecem vários tipos:

  • Terceirização offshore: O trabalho relacionado à TI é enviado a uma empresa no exterior, o que significa que os custos são menores e a economia é estável.
  • Terceirização nearshore: O trabalho relacionado à TI é enviado para uma empresa que compartilha sua própria fronteira, o que facilita a viagem e a comunicação entre o terceirizado e o terceirizado.
  • Terceirização onshore: O trabalho relacionado a TI é originado no mesmo país, seja remoto ou local.