Imersão

Imersão é o ato de submergir totalmente algo dentro de outro. Isso pode ser feito por meio de livros, filmes ou videogames; no entanto, o termo é usado com mais frequência neste contexto quando se refere a videogames.

A imersão em realidade virtual é o conceito da reação emocional do usuário ao mundo virtual, em termos de sentir como se literalmente fizesse parte do mundo virtual. É a percepção de estar fisicamente presente em um mundo não físico.

Na mesma linha, um ambiente digital envolvente é uma cena ou “mundo” no qual um jogador pode mergulhar. É artificial, interativo e criado por computador e, em grande parte, considerado sinônimo de realidade virtual.

Tipos de imersão

Os tipos de imersão podem ser separados em três categorias principais:

Imersão tática

A imersão tática é experimentada quando um jogador está realizando uma operação tátil que envolve habilidade e deve estar focado para alcançar o sucesso. Os jogadores devem reagir rapidamente a eventos rápidos e consecutivos. As decisões podem ser tomadas em uma fração de segundo.

Imersão estratégica

A imersão estratégica está associada a desafios mentais. Não virtualmente, os jogadores de xadrez ou Sudoku experimentam esse tipo de imersão ao escolher a solução certa entre uma ampla gama de possibilidades. Praticamente, isso ocorre quando um jogador está tentando encontrar o melhor caminho entre muitos para atingir um objetivo.

Imersão narrativa

A imersão narrativa é exibida com frequência em livros e filmes e acontece quando uma pessoa se envolve em uma história. O mesmo pode ser dito para os videogames em que o jogador fica imerso em uma narrativa quando passa a se preocupar com os personagens e como a história vai se resolver dentro do jogo.

A realidade virtual imersiva tem sido usada em uma variedade de setores, como engenharia e robótica, saúde e ciências sociais. É usado por cirurgiões novatos na prática de cirurgias complexas sem consequências reais, pela NASA para treinar astronautas antes dos voos e por psicólogos para encarnar um indivíduo diferente deles para estudar a percepção humana e a interação social.