Um painel é um aplicativo ou interface gráfica do usuário (GUI) que fornece aos usuários acesso rápido a informações e tarefas comuns. O termo é derivado do painel automotivo, que mostra os controles e funções do veículo em um painel de instrumentos frontal.
Tipos de painéis
Os painéis podem ser usados em uma ampla faixa de aplicativos de negócios e tecnologia. Em um contexto de negócios, eles são ferramentas para ajudar a formular estratégias de negócios e monitorar indicadores-chave de desempenho (KPIs). Esses tipos de painéis se enquadram em quatro categorias abrangentes: operacional, tático, estratégico e analítico.
Os painéis operacionais monitoram, analisam e gerenciam amplos processos operacionais de negócios com o objetivo de manter os departamentos da empresa à frente dos problemas potenciais. Considerado o painel de negócios mais comum em uso atualmente, os painéis operacionais usam processamento de dados e relatórios em tempo real para fornecer uma visão panorâmica dos KPIs departamentais e são úteis na definição de metas, bem como no planejamento rápido e na abordagem imediata de problemas departamentais ou da empresa.
Painéis táticos são usados para monitorar os processos que sustentam as iniciativas estratégicas de uma empresa. Rico em informações detalhadas, frequentemente por meio da visualização de dados, os painéis táticos são frequentemente empregados pelos gerentes de nível médio para orientar a tomada de decisões e a exploração de dados com o objetivo de delinear as estratégias e objetivos da empresa.
Painéis estratégicos são normalmente usados por executivos de negócios sênior como uma ferramenta de relatório para monitorar KPIs e medir o progresso nas metas de toda a empresa. De natureza de alto nível, os painéis estratégicos permitem que os executivos analisem os dados, incluindo a capacidade de definir parâmetros de tempo, avaliar tendências qualitativamente e avaliar participações de mercado. Essas métricas desempenham um papel crítico no gráfico de fatores para atingir com sucesso as metas desejadas.
Painéis analíticos são frequentemente criados por analistas em ferramentas de business intelligence e business analytics para analisar um grande volume de dados. Esses dados são usados por executivos de negócios para obter insights sobre tendências e metas que podem ajudar a determinar estratégias de negócios.
Projetando o painel certo
Em um ambiente de negócios, os painéis podem ser projetados e construídos para abordar métricas específicas que podem ser tão amplas quanto os interesses e objetivos da empresa até o exame de nível macro de dados individuais que ajudam a definir funções e responsabilidades.
Os painéis são mais eficazes quando são projetados para o melhor caso de uso, enquanto sua precisão e eficácia dependem do monitoramento e análise frequentes de dados, bem como do nível de informação e interatividade que cada usuário exige. Compreender a função de cada painel e como ele funciona é essencial para utilizar e implantar seus dados para obter resultados estratégicos de sucesso.