CV

Um currículo é um documento formal criado e usado por uma pessoa para mostrar sua experiência profissional e habilidades. Os currículos são usados ​​por vários motivos, mas são mais frequentemente usados ​​para garantir um novo emprego, fornecendo informações como experiência profissional relevante e educação. Currículo originado do termo francês r sum, que significa resumo. O termo também é semelhante ao termo latino curriculum vitae, que é uma visão geral escrita do trabalho de vida de alguém.

Formato de currículo

O objetivo de um currículo é que o candidato a emprego possa se apresentar ao empregador, apresentar suas qualificações e, com sorte, obter uma entrevista. O currículo deve incluir a experiência, educação e habilidades do candidato em um formato de fácil leitura.

Um currículo é normalmente limitado a uma ou duas páginas de tamanho A4 ou carta. Ele destaca apenas a experiência e as habilidades que o candidato considera mais relevantes para a posição desejada para a qual está se candidatando. Um bom currículo contém palavras-chave ou habilidades que o empregador está procurando, usa intensamente verbos ativos e exibe o conteúdo de maneira atraente. A complexidade ou simplicidade de um currículo varia de pessoa para pessoa, ocupação e ocupação. Por exemplo, um médico ou professor pode ter um currículo mais longo do que um currículo geral de negócios devido à área de especialização. Outras indústrias podem exigir casos especiais. Um artista pode incluir uma extensa lista de exposições individuais ou coletivas que exibiu.

Currículo vs. carta de apresentação

Uma carta de apresentação é um documento curto de três ou quatro parágrafos que apresenta o currículo de um candidato. Ele fornece informações detalhadas sobre o motivo pelo qual o candidato está qualificado para a posição desejada. Vai além de listar a experiência, explicando por que a experiência torna o candidato uma combinação forte para o trabalho. Essencialmente, é um discurso de vendas para credenciais de marketing e garantia de uma entrevista.

Enquanto um currículo declara os fatos, uma carta de apresentação oferece uma oportunidade para explicação e adiciona personalidade ao candidato. Ele pode fornecer mais detalhes sobre momentos específicos da carreira. A carta de apresentação vende as qualificações para possíveis empregadores; o currículo fornece os detalhes para fazer o backup das informações apresentadas na carta de apresentação.

Retomar dicas de redação

Aqui estão algumas dicas para escrever um currículo de sucesso:

  • Use uma fonte legível e defina o tamanho para 11 ou 12 pt.
  • Apresentar informações de contato em um cabeçalho de currículo separado.
  • Mantenha o currículo curto e direto. Uma regra comum é manter o currículo com menos de uma página.
  • Use marcadores, pois é mais do que provável que os recrutadores examinem o currículo primeiro.
  • Liste primeiro a experiência de trabalho mais recente.

Tipos de currículos

Os quatro tipos padrão de currículos incluem:

  • cronológica: O formato mais comumente usado. O histórico de trabalho é listado em ordem cronológica, começando com o trabalho mais recente. Esse tipo de currículo é útil para quem tem um histórico de trabalho sólido e sem lapsos de carreira.
  • Funcional: Um currículo funcional concentra-se primeiro nas habilidades e na experiência. Ele minimiza as datas trabalhadas e o histórico de empregos. Esse tipo de currículo é útil se houver interrupções no emprego ou se não houver evidência de um plano de carreira claro.
  • Densidades: Um currículo de combinação detalha habilidades e experiência, juntamente com um histórico de trabalho cronológico. Este formato é útil para adaptar o currículo às vagas de emprego em potencial.
  • Visadas: Um currículo de destino é personalizado em detalhes para o empregador em potencial. Objetivos, qualificações e educação refletem os requisitos do trabalho. Este formato é o mais demorado, pois deve ser alterado para cada trabalho solicitado. No entanto, é o mais eficaz ao se inscrever online, pois cada empresa tem palavras-chave específicas que procuram.

O futuro dos currículos

Com o avanço do software de contratação de recursos humanos, cópias digitais dos currículos são necessárias. Um sistema de rastreamento de candidatos (ATS) permite o tratamento eletrônico das necessidades de recrutamento e contratação. Este sistema examinará currículos em busca de palavras-chave relacionadas ao campo ou trabalho. Sites como o LinkedIn são freqüentemente usados ​​como um suplemento ao currículo. O software ATS obterá informações de ambos os lugares.