(v.) (1) Para preparar um meio de armazenamento, geralmente um disco, para leitura e gravação. Quando você formata um disco, o sistema operacional apaga todas as informações contábeis do disco, testa o disco para se certificar de que todos os setores são confiáveis, marca os setores defeituosos (ou seja, aqueles que estão riscados) e cria tabelas de endereços internos que usa posteriormente para localizar informações. Você deve formatar um disco antes de usá-lo.
Observe que reformatar um disco não apaga os dados nele, apenas as tabelas de endereços. Portanto, não entre em pânico se acidentalmente reformatar um disco que contém dados úteis. Um especialista em informática deve ser capaz de recuperar a maior parte, senão todas, as informações do disco. Você também pode comprar programas que permitem a você mesmo recuperar um disco.
A discussão anterior, no entanto, se aplica apenas a formatos de alto nível, o tipo de formato que a maioria dos usuários executa. Além disso, os discos rígidos têm um formato de baixo nível, que define certas propriedades do disco, como o fator de intercalação. O formato de baixo nível também determina que tipo de controlador de disco pode acessar o disco (por exemplo, RLL ou MFM).
Quase todos os discos rígidos que você compra já possuem um formato de baixo nível. Não é necessário, portanto, executar uma formatação de baixo nível, a menos que você queira alterar o fator de intercalação ou tornar o disco acessível por um tipo diferente de controlador de disco. A execução de uma formatação de baixo nível apaga todos os dados do disco.
Consulte também “Formatando uma unidade de disco rígido” na seção “Você sabia ...?” seção da FileMemo.
(2) Para especificar as propriedades, particularmente as propriedades visíveis, de um objeto. Por exemplo, os aplicativos de processamento de texto permitem que você formate o texto, o que envolve a especificação da fonte, alinhamento, margens e outras propriedades.
(N.) Um arranjo específico pré-estabelecido ou organização de dados. Os dados em um arquivo são armazenados em um formato que é estabelecido por qualquer aplicativo que criou o arquivo (ou seja, organizou os dados) e normalmente precisam ser lidos pelo mesmo programa ou semelhante que pode interpretar o formato e apresentar os dados ao usuário em a tela do computador.
Quase tudo associado a computadores tem um formato.
Consulte também Formatos de dados e suas extensões de arquivo na seção Referência rápida da FileMemo.